quarta-feira, 25 de maio de 2016

CP MUSICAL ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O CP FÉRIAS JULHO 2016!


Visando ampliar o aprendizado e aprimoramento sobre o Teatro Musical , o CP MUSICALoferece o Curso Intensivo de Férias!!!Destinado a atores e não-atores, acima de 16 anos de São Paulo e outros Estados, que queiram aproveitar o Mês de Férias para pesquisar, vivenciar e fazer parte de um espetáculo de Teatro Musical, regado de muito conhecimento e diversão.

Em Quatro semanas o aluno tem um desenvolvimento prático significativo em Canto, Dança e Interpretação, acompanhado por excelentes preparadores do mercado Musical .

Totalizando: 60h/curso com certificado e apresentação de conclusão !!!


Querendo Homenagear os diretores, atores, e produtoras que fizeram o musical brasileiro uma realidade, o CP MUSICAL apresenta o BR MUSICAL, um projeto onde faremos uma homenagem aos profissionais e espetáculos que já passaram por esse país.

Os musicais no Brasil existem desde sempre, e está longe de ser um fenômeno recente. Em meados do século 20, tínhamos o teatro de revista com música, cenas e coreografias, e em 1962 temos o primeiro grande espetáculo da Broadway trazido para São Paulo, “Minha Querida Dama” Adaptação de “My Fair Lady” protagonizada por Paulo Autran e Bibi Ferreira.

A partir daí diversos musicais vieram para o Brasil e não pararam mais, "Alô Dolly" em 1966 também com Bibi Ferreira,
“A Noviça Rebelde” de 1966 a atriz titular que representava Maria se chamava Tereza Cristina.

Entre outras montagens tivemos, Hair em 1969, Pippin em 1974 com Marília Pêra e Marco Nanini e Rock Horror Show, com Wolf Maia e Lucélia Santos em 1974.
Paulo Autran faz em 1977 o papel principal de "Homem de la Mancha". Em 80 temos musicais como: "A Chorus Line" de 1983, na qual Cláudia Raia apareceu aos 16 anos, "Evita" em 1983 com a cantora Cláudya no papel de Eva Perón e "Cabaret", de 1989 com direção de Jorge Takla.

Nos anos noventa, os orçamentos generosos, auxiliados por leis de renúncia fiscal, permitiram a realização de grandes montagens e aceleraram a profissionalização no setor, surgem diversas montagens como: "Rent" em 1999, no Teatro Ópera, em São Paulo.
E aí temos o grande aumento do setor começando a trazer o triplo dos musicais trazidos na década anterior. Musicais como;Les Misérables, Jesus Cristo Superstar, West Side Story ,O Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, Chicago, Sweet Charity",  Aída, Gypsy ,Mamma Mia, O Rei Leão, A Famila Addams, O Despertar da primavera, O Mágico de Oz, Company, A madrinha Embriagada, entre outros, que tiveram a chance de chegar em terras tupiniquins.

Musicais a serem estudados:
Se interessou pelo curso, as inscrições já estão abertas no site www.cpteatromusical.com  

quarta-feira, 18 de maio de 2016

3 Documentários Sobre o Teatro Musical que você precisa assistir!




Esse mês eu tive contato com alguns documentários sobre o universo do teatro musical americano que me encantaram. Depois de assistir e rir e chorar com o que rola por trás das cortinas de uma peça Broadway. Venho aqui indica-los para vocês.

Já aviso de antemão que todos são em inglês, e infelizmente não encontrei legendas para nenhum deles. E como o meio de teatro musical ainda é muito pequeno visando o tamanho do Brasil. Creio que nenhuma produtora teve o interesse de importar os filmes para as terras tupiniquins. Portanto para assisti-los temos que baixar de sites ilegais na internet.

Aproposito: "Internet eu te amo por poder encontrar essas maravilhas."


Agora vamos aos documentários: 

Every Little Step (2008)


Dir. Adam Del Deo, James D. Stern   Duração: 96 min

Se você gosta de musicais e ainda não viu esse documentário, eu aconselho a largar tudo (sim, largue tudo agora mesmo, inclusive a leitura deste blog) e vá achar ele para download na internet. Every Little Step leva você para trás do processo da montagem de 2008 de A Chorus Line, e ele está repleto de entrevistas com o elenco original e filmagens dos primeiros workshops e audições.



_______________________________________________________________________


Show Business: The Road to Broadway (2007) 


Dir. Dori Bernstein         Duração: 102 min

Show Business lhe mostra os desafios, alegrias e tristezas de uma montagem musical da Broadway a partir da perspectiva de quatro produções diferentes Wicked, Avenue Q, Taboo e Caroline, or Change . Show Business faz um bom trabalho de capturar os desafios de trabalhar na Broadway, desde a pré-produção até o Tony Awards.



_______________________________________________________________________


The Standbys (2012) 


Dir. Stephanie Riggs                       Duração:76 min
The Standbys está enquadrado em torno dos atores substitutos de algumas produções Broadway a espera de seu momento. Com participações especiais de Sutton Foster, Jonathan Groff, Cheyenne Jackson e Bebe Neuwirth, o filme põe em evidência as esperanças e os sonhos daqueles que estão à espera nos bastidores.






sexta-feira, 13 de maio de 2016

Arte 24 horas!




Olá pessoal,
Mais uma vez queria dividir um pouco meus estudos sobre a formação de um artista. Seja um artista da dança ou não estamos em constante aprendizado e estudo.
E minha dica do mês é: para viver de arte precisamos ver arte!
Assistir espetáculos, de diversas linguagens, apreciar variadas manifestações artísticas são meios de estudo. Criamos identificações, nos atualizamos sobre as produções recorrentes e nos inspiramos.
E na cidade que não para como São Paulo estamos imersos em diversas possibilidade de ver ARTE.


Mas nesse mês uma possibilidade bate a nossa porta. Nossa VIRADA CULTURAL. 24 horas de arte pelo centro da cidade de São Paulo, de diversas formas, estilos e gostos. Cultura de graça para todos os públicos.

A virada cultural é um evento promovido pela prefeitura que ocorre na cidade desde 2005. Palcos ocupam espaços da cidade e espaços fechados são ocupados com peças, filmes, exposições, performances...arte. E tudo de fácil acesso, de graça e com metro 24 horas também.
Não tem desculpa. Além de uma oportunidade de ver muita arte de qualidade, também uma vivência na cidade agitada com um toque de cultura na madrugada.




Esse ano a 12ª edição acontece do dia 21 a 22 de maio. E agora a cidade trás uma novidade na sexta dia 20.
Olhem a programação e tracem seus roteiros para aproveitar o máximo possível.
E esse ano teremos um palco com alguns musicais!

Palco dos Musicais - Vale do Anhangabaú
Sábado (21)
18h | Gilberto Gil – Aquele Abraço, O musical
21h30 | Elis, A Musical
Domingo (22)
01h | SamBRA
03h30 | Dzi Croquettes
13h | Raia 30 – O musical
17h | Meu Amigo Charlie Brown, Um Musical da Broadway

link oficial: http://www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/a-virada


quarta-feira, 11 de maio de 2016

A Vez da Voz !!!

Inúmeras vezes me deparei sobre o real valor da nossa voz. E, confesso, que este questionamento ainda é o que impulsiona a minha vida. A voz abrange uma série de signos nas quais, muitas vezes, nem nos damos conta: o timbre, a cor, a textura, a potência, a presença, a ausência e muitos outros.

Não há como falar do corpo humano sem mencionar sua fisiologia. Entendamos o nosso aparelho fonatório (de um modo geral, simples e breve) como a união de órgãos, músculos e ossos. O ar parte dos pulmões, brônquios, traqueia e laringe (onde é produzido o som), passando pelos articuladores: língua, palato mole e duro, lábios, dentes e mandíbula, e é amplificado pelas caixas de ressonância superior e inferior. Tudo isso num trabalho de inspiração e expiração, no qual o diafragma é o principal responsável. Sem dúvida, se tratando de saúde, qualquer elemento que a afete, consequentemente trará maus resultados à voz.

Se nosso instrumento é nossa voz, nosso corpo, quer dizer que ele está completamente vinculado a todas as alterações que pode sofrer. Não há como fragmentar ou separar.  Ele é reflexo de um conjunto de informações sobre o que somos, acreditamos, acumulamos, sentimos e etc. Com isso é imprescindível que tenhamos ouvido atento ao que nos quer dizer.

“(...) Como uma mão invisível, a voz parte do nosso corpo e age, e todo o nosso corpo vive e participa dessa ação. O corpo é a parte visível da voz (...). A voz é o corpo invisível que opera no espaço. Não existem dualidades, subdivisões: voz e corpo. Existem apenas ações e reações que envolvem o nosso organismo em sua totalidade.” – Eugênio Barba

Assim, poderíamos começar a falar sobre a nossa educação vocal familiar, na qual descobrimos nossos primeiros sons e palavras. Porém, nesta fase, aprendemos muito mais que palavras. São pelas imitações que continuamos nosso aprendizado, através do tipo de voz que nos é apresentado, e é por essas imitações que vamos desenvolver a nossa qualidade vocal. Inconscientemente repetimos o que ouvimos em nosso ambiente cultural e familiar, isso é o que vai determinar como será a nossa voz, ou seja, que vai definir se ela vai ser natural, estridente, abafada, com muito ar, forte ou fraca. Claro que todos estes tipos de vozes exercem uma função de autoexpressão e este é outro ponto a ser abordado.

A expressão vocal surge por inúmeros motivos, mas podemos simplificar em dois tópicos: pessoal e social.  Nos dois sentidos a voz vem dizer coisas sobre amor, união ou separação, paz ou revolta. E isso pode ser muito natural ou conflitante, de boa ou má qualidade, bem ou mau falada. A nossa voz pode ser interpretada erroneamente, pode ser sentida com tranquilidade, pode estar em estresse, pode ser rejeitada ou ansiada. Independente da reação do receptor dessa nossa voz, é ela quem vai nos dizer o nosso real lugar.

Expressões como, por exemplo: “Ela é a voz daquela família”, “Devemos ouvir a voz do povo”, “Deixe que a voz de Deus te diga”, “Ele não tem voz naquela família”, entre tantas outras, só nos mostram o quanto “ter voz” é um sentido muito mais amplo e arraigado à nossa personalidade do que podemos imaginar. Falar bem, se calar, ter frases desconexas ou ásperas e ser claro são formas de ter voz que mostram verdadeiramente como somos e estamos dentro de um processo de comunicação.

“A palavra tem o poder de transformação, possibilita uma série de mudanças na vida da própria pessoa e daqueles que estão à sua volta. Por outro lado, a palavra pode tornar-se um meio de destruição, tanto de quem fala quanto de quem ouve. À vezes, uma palavra é suficiente para enaltecer ou arrasar a pessoa.” - Valcapelli e Gaspareto

Assim, podemos perceber a grande importância da nossa voz em nosso dia a dia, seja profissional ou pessoal. Vemos também o valor das palavras dentro deste contexto e, principalmente, as ações e reações que elas exercem dentro e fora do nosso corpo.


Cuidemos da nossa voz interior para que ela seja sempre presente, clara e saudável !!!


Bibliografia:

- Barba, E. Além das Ilhas Flutuantes. Trad. Luis Otávio Burnier. São Paulo/Campinas: Hucitec/Editora Unicamp, 1991, p.56.
- Extraído de: Gayotto, Lúcia Helena. Voz, partitura da ação/Lucia Helena Gayotto. –São Paulo: Summus, 1997, p. 25.
- Marsola, Mônica. Canto: uma expressão: princípios básicos de técnica vocal/ Mônica Marsola, Tutti Baê. Sâo Paulo: Irmãos Vitale.
- Gasparetto, Luiz/Valcapelli. Metafísica da Saúde – Vol. 1 – Sistemas Respiratório e Digestivo– Valcapelli & Gasparetto – 2000, Editora Vida e Consciência.



quarta-feira, 4 de maio de 2016

A Era de Aquário Invade o CP MUSICAL

O CP MUSICAL ABRE INSCRIÇÕES PARA O SEU PRIMEIRO MÓDULO 03
- ATUANDO EM UM ESPETÁCULO MUSICAL –

Visando à formação completa de um ator de teatro musical.
O CP MUSICAL cria uma base solida de conhecimento, troca, pesquisa, e aprendizado.
Desde 2013 formando profissionais para o mercado, com o “Módulo 01 - Vivênciando o Teatro Musical” e o “Módulo 02 - Construindo um Espetáculo Musical”  a última etapa de formação é lançado nessa semana o “Módulo 03 – Atuando em um Espetáculo musical” 
Com professores atuantes no mercado musical, como Paulo Nogueira, Alexa Gomes e Thiago Dombidau. 


Este Módulo é direcionado a pessoas acima dos 18 anos que já tenham experiência com canto, dança e atuação ou que tenham realizado anteriormente nosso Módulo 02 - Construindo um Espetáculo Musical.
Com a base em um conhecido espetáculo musical, o aluno irá se desenvolver para a montagem do espetáculo a ser apresentado.
O curso tem duração de seis meses, onde nos dois primeiros meses de vivência será iniciada uma ampla pesquisa dentro do musical proposto.Nos últimos quatro meses de curso desenvolviremos a montagem criativa do espetáculo.
Teremos disciplinas extras de produção,maquiagem e cabelo,figurino,cenário,construção de carreira, onde o aluno terá uma formação completa e estará apto para se inserir no mercado de trabalho. 

O aluno terá a oportunidade de participar de uma montagem única, onde não será reproduzida a cópia do musical e sim construiremos juntos em um trabalho de pesquisa de forma original, uma linguagem única do CP MUSICAL.
O curso desperta ao aluno o senso criativo e inovador, finalizando a formação de pessoas pensantes em Teatro Musical.

Pensando no aprendizado o Criamos uma Grande Ampla de matérias, onde o aluno terá oportunidade de praticar diversas etapas de uma produção musical profissional.

INTERPRETAÇÃO

- FUNDAMENTOS E O PROCESSO DE ENCENAÇÃO TEATRAL – Entendimento da função do ator em um espetáculo musical.

- DIREÇÃO TEATRAL – Entendimento da linguagem de teatro musical pela direção teatral, a união do canto, dança e interpretação para a realização de um espetáculo.

- PERCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO – Entendimento da composição cênica apresentada para o público, a junção de cena, luz, som, direção de arte e  texto.

- ESCRITA DRAMATURGICA DE MUSICAL – Como é construído um texto para teatro musical, versões, estética textual.

CANTO

 - OS RECURSOS DA VOZ FALADA E CANTADA – O Estudo da criação vocal do personagem, o ator que fala e canta dando um texto

 - DICÇÃO NA VOZ FALADA E CANTADA – Aperfeiçoamento na dicção textual pra a realização de um musical

- LEITURA DE NOTAÇÃO MUSICAL APLICADA NA VOZ – Entendimento do estudo da partitura e grade musical

- DESENVOLVER A PERCEPÇÃO INDIVIDUAL DA VOZ– Para a realização de coros

DANÇA

-TÉCNICAS DE DANÇA: PERCEPÇÃO – O Estudo aprofundado da técnica exigida para o musical a ser montado.

-ESTUDOS DO MOVIMENTO – Entendimento do corpo em cena, da movimentação corporal do ator para passar a linguagem da peça escolhida

-DRAMATURGIA DA DANÇA – Quando o corpo e a coreografia contam uma história.

-PREPARAÇÃO DO CORPO CÊNICO – Estudo do dançarino que conta uma história.

PRODUÇÃO

-METODOLOGIA: CIÊNCIA E NORMAS TÉCNICAS – Entendimento de todos os termos técnicos dentro de um teatro.  Funções da equipe técnica -  Entender a função de todos os profissionais utilizados dentro de um espetáculo musical.

- PRÉ PRODUÇÃO,TEMPORADA E PÓS PRODUÇÃO  - Como colocamos um espetáculo em cartaz

- PRODUÇÃO DE ELENCO – como enviar um currículo e como funciona a metodologia de seleção.

 - ÉTICA NORMATIVA – Como se comportar dentro de um espetáculo teatral, dentro e fora do palco.

DIREÇÃO DE ARTE

-CENOGRAFIA E ADEREÇOS – História da arte, História da cenografia,Criação e Execução(maquete).

- FIGURINO E INDUMENTÁRIA  - História do Figurino, Paletas de cores,tendências,Criação e Execução.

- MAQUIAGEM E CABELO – Entendimento da função da maquiagem e do cabelo em cena,história,Criação e Execução.

CONSTRUÇÃO DE CARREIRA

-ANÁLISE CULTURAL – Quais as produtoras mais conhecidas do mercado musical como elas trabalham.

- ANÁLISE MERCADOLÓGICA  - Como está o mercado para quem quer ingressar no teatro musical?

- AUDIÇÃO– Como fazer uma boa audição, como se portar? e entendimento prático.

Para esse ano o espetáculo escolhido para ser construído e apresentado é o musical HAIR!
Gostou? Corra pois as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas!


Inscrições pelo Site http://www.cpteatromusical.com/