quarta-feira, 15 de maio de 2013

CONHECENDO PINA BAUSCH

Bom pessoas, essa minha semana foi influenciada por um grande nome da dança, por isso meu post será sobre ela... Philippine Bausch!


Trailer de "Pina 3D"

Pina Bausch dançava desde criança mas foi aos 15 anos que começou seus estudos de dança com o diretor e coreógrafo Kurt Jooss. Aos 18 estava se formando como bailarina e pedagoga de dança. Dos 19 aos 22 anos, ficou em Nova Iorque dançando em duas grandes escolas:  Juilliard School e na Metropolitan Opera House.
Ainda aos 22, voltou para a Alemanha a pedido de seu diretor Kurt Jooss para ser solista na sua Companhia recém-fundada, Ballet da Folkwang. Aos 33 anos foi convidada para dirigir o Wuppertaler Tanztheater, que mais tarde se tornou Tanztheater Wuppertaler Pina Bausch.
Pina Bausch foi realmente reconhecida aos 36 anos e virou “ícone” por romper as barreiras tradicionais da dança-teatro, usando uma linguagem bem incomum para a época. Os bailarinos podiam correr pelo palco, falar, gritar ou até repetir o mesmo movimento até a exaustão.

Nessa época passou por grandes dificuldades, mas sua determinação nunca a deixou desistir de sua linguagem, nem mesmo quando todos a rejeitavam. Tempos depois sua integridade acabou sendo recompensada e ela tornou-se um dos nomes mais respeitados na dança contemporânea.




Aos 68 anos, Pina vira mais uma linda estrela no céu. Uma estrela que fez e ainda faz a diferença no mundo da dança-teatro. Poucos alargaram tanto os horizontes da dança como ela.

“O que faço não é uma arte nem uma ciência, é a vida!” Pina Bausch
Ela ficou conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança. Diferentes de muitos, ela não apenas criava suas coreografias com passos aleatórios de sua escolha, ela criava seus repertórios com uma moral, com algo a ser compreendido e interpretado. Suas coreografias eram criadas baseadas nas experiências e vivências de seus próprios bailarinos e montadas em conjunto. As idéias para seus próximos trabalhos vinham de suas turnês pelo mundo.
Um de seus temas serviu de inspiração para Pedro Almodóvar. A interação entre homens e mulheres, foi abordada por ele no filme “Fale com ela”, onde inclusive, Pina fez uma participação dançando. 


A Companhia de Pina Bausch ainda viaja com seus repertórios por muitos países.
E pessoas ainda hoje transmitem para os leigos seus conhecimentos e admiração por ela, como vocês podem ver neste flashmob feito em sua homenagem. Veja aqui!

À Pina Bausch minha eterna admiração! E à vocês, deixo alguns vídeos que mostram um pouco mais do trabalho desse grande ícone!
Até o próximo post!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário