sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Voz e Teatralidade: A Voz do Cantor-Ator !


Quando estamos estudando canto, ainda mais em um âmbito multidisciplinar como o Teatro Musical, temos a necessidade de que a atuação, o canto e a dança se integrem em uma perfeita junção, para que o público veja uma performance natural e orgânica do artista.No entanto na hora de interpretar a canção, muitos cantores ou aspirantes a cantores, se sentem simplesmente perdidos, assim como na hora de interpretar um texto, muitos atores sentem-se inseguros com sua voz.
Muitas perguntas assolam o jovem estudante: Como conseguir naturalidade no momento em que se canta ou se fala? Como transmitir o que se está sentindo, sem tender a excessos? Como não me tornar caricato?
Nesse momento a procura por um material de estudo e pesquisa começa, e é nessa hora que geralmente a busca se mostra frustrante para aqueles que procuram materiais em português. Interpretação cênica para cantores e/ou matérias destinados a voz do ator são temáticas raras em nosso idioma, infelizmente, pois grande parte dos bons títulos estão em inglês e sem previsão de traduções, levando muitas vezes que o estudante se desmotive na leitura, sendo uma linguagem técnica ou rebuscada demais.
Nesse post,decidi fazer uma pequena lista de matérias que acredito ser de grande valia a quem tem interesse no assunto.  Em breve um segundo post com mais livros em português sobre o tema.
Espero que possamos juntos, pesquisar mais e assim enveredar por novos caminhos.
Bom.... Vamos lá.... 


O primeiro titulo de hoje é “Estética da voz – Uma voz para o ator” de Eudosia Acuña Quinteiro. O livro de 1989, está em sua 5ª edição pela editora Summus e está dividido em 3 grandes capítulos: “O Corpo”, “A Voz” e “A Palavra”, neles a autora aborda os principais aspectos do contato ator-voz, como por exemplo: a postura, as estruturas corporais, relaxamentos, aquecimento, respiração, articuladores, ressonância e vários outros aspectos de grande valia. 
O texto escrito por uma fonoaudióloga experiente é de fácil acesso e leitura.


Outro livro bem interessante sobre o tema é o “Voz Partitura da Ação” de Lucia Helena Gayotto. Neste livro a autora tenta dar ferramentas da voz a atores e profissionais de como pensar, criar e grafar as ações vocais de suas personagens.
O livro é de simples leitura também e as ferramentas propostas podem ser de grande valia ao ator-cantor.


No livro da cantora lírica Cristine Bello Guse, temos uma incrível viagem pelo universo operístico e uma discussão sobre quais as características do gênero e da atuação do cantor-ator.
A música, as falas, o timing da personagem, as pausas, o autocontrole, a leitura da obra e o construir do personagem cênico na ópera, desde o momento de sua criação até os ensaios, são alguns dos temas abordados nas 230 paginas do livro que está disponível pela editora UNESP.
A leitura e a discussão proposta que eu super recomendo, podem ser facilmente transpostas para o universo do teatro musical contemporâneo.
Espero que tenha contribuído e que possamos ser atores-cantores ou cantores-atores pesquisadores, com o foco no aprendizado e aprimoramento sempre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário