quinta-feira, 15 de agosto de 2013

GRANDES NOMES DOS MUSICAIS - PARTE V

Andrew Lloyde Webber criou e produziu alguns dos musicais mais conhecidos de todos os tempos. Nasceu em 22 de março de 1948, seu pai era diretor da College of Music de Londres. Sua mãe era professora de piano e seu irmão mais novo, Julian, é um dos mais renomados violoncelista. Nasceu claramente com a música correndo em suas veias, prodígio Lloyde Webber aprendeu a tocas piano, violino e clarinete com 4 anos, e começou a escrever suas próprias músicas com 6 anos.

Em 1965 foi estudar no Royal College of Music e explorar o seu interesse em teatro musical. Nesse mesmo ano recebeu uma carta do estudante de direito Tim Rice. A carta dizia: “Querido Andrew, eu tenho ouvido que você está procurando um letrista para as suas músicas, e como eu tenho escrito músicas pop já a algum tempo, e particularmente gosto de escrever letras, eu me pergunto se você considera que vale a pena me conhecer. Tim Rice.” Lloyd Webber encontrou algo na carta que lhe interessava e, assim, começou a longa colaboração de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber.

Em 1965, Lloyd Webber e Tim Rice começaram a trabalhar em seu primeiro musical, The Likes of Us, que não chegaram à finalizar na época. Eles foram logo contratado para escrever um concerto religioso, e ao longo dos próximos dois meses, a dupla construiu uma versão de 20 minutos de "pop-cantata" do que um dia se tornaria Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat, uma releitura da história bíblica de José. A peça estreou em 1 º de março de 1968, e foi um sucesso imediato. Em cada performance, a peça ficava maior e melhor, terminando com um tempo de execução de duas horas.

Tendo na cabeça temas bíblicos, o próximo projeto da dupla era Jesus Christ Superstar (1971), apresentando a música pop em forma de ópera clássica. A peça começou na cabeça de Lloyd Webber-Rice com a pretensão de gravar um álbum com as músicas em primeiro lugar e, em seguida, Webber começou a sua carreira como produtor, para levar a peça dele aos palcos.

Em 1976, Rice e Lloyd Webber se reuniram novamente para criar Evita como um álbum conceitual. A canção "Não Cry for Me, Argentina" foi um sucesso, impulsionando a popularidade do musical, que atingiu os teatros de Londres, em 1978. E se mudou para a Broadway no ano seguinte.



Na década de 1980 se viu o fim da parceria Rice-Lloyd Webber, mas também marcou época sucesso de Lloyd Webber. Primeiro foi Cats, baseada na poesia de T.S. Eliot.
Cats estreou em Londres em 1981 e tornou-se a peça que ficou mais tempo em cartaz em Londres, estando em cartaz durante 21 anos. Na Broadway, Cats ficou por 18 anos. A próxima peça era Starlight Express, que não impressionou os críticos, mas tornou-se popular com o público e ainda é encenada em vários locais.




 Próximo sucesso de Lloyd Webber, e seu maior até à data, foi The Phantom of the Opera, baseado no romance francês Le Fantôme de l'Opéra de Gaston Leroux. Fantasma estreou em Londres em 1986 e passou a ser o de maior duração na história da Broadway. Ele comemorou a marca de 10.000 apresentações na Broadway em 11 de fevereiro de 2012.
A década de 1990 aconteceu o lançamento de várias produções assinadas por Lloyd Webber, incluindo Sunset Boulevard (1994), uma versão cinematográfica de Cats (1998) e Whistle Down the Wind (1998).
 Nenhuma destas obras foram grandes sucessos, e se formos falar a verdade e Whistle Down the Wind foi um desastre, tendo sua ida a Broadway cancelada antes de estrear em Washington.

O século 21 Andrew Lloyd Webber esteve escrevendo e produzindo várias peças, entre eles The Beautiful Game (2000), Bombay Dreams (2002), The Woman in White (2004), The Sound of Music (2006), a protagonista do espetáculo foi escolhida através de um reality show de TV e Love Never Dies (2010), uma sequência de The Phantom of the Opera. Todas essas obras, tem em sua maioria músicas de Lloyd Webber que recebeu críticas mistas.



Em 2011, Lloyd Webber produziu uma nova versão de O Mágico de Oz. O Homem de Lata foi novamente escolhido por um reality show, e a produção, mais uma vez abriu uma crítica mista sobre o seu trabalho.
Andrew Lloyd Webber foi casado três vezes e tem cinco filhos. Seu trabalho duro e sucesso fez dele uma das 100 pessoas mais ricas da Grã-Bretanha, com sua riqueza superando a marca de US $ 1 bilhão. Ele atualmente possui seis teatros de Londres, incluindo o Theatre Royal, Drury Lane e o London Palladium, e produção da empresa Really Useful Group, uma das maiores em Londres. Ele também fundou a Fundação Andrew Lloyd Webber que tem o intuído de promover as artes e cultura.

Seus prêmios incluem sete Tonys, três Grammys, sete Oliviers, um Globo de Ouro, um Oscar, dois Emmys internacionais, o Praemium Imperiale, o Richard Rodgers Award por Excelência em Teatro Musical e o Kennedy Center Honors Award.

Vejamos a lista de Musicais compostos e Produzidos por Andrew Lloyd Webber:

The Likes of Us (1965)
Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat (1968)
Jesus Christ Superstar (1970)
Jeeves (1975)
Evita(1976)
Lyrics by Don Black
Cats (1981)
The Phantom of the Opera (1986)
Sunset Boulevard (1993)
Bombay Dreams (2002)
The Sound of Music (2006)
Love Never Dies (2010)
 The Wizard of Oz (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário