quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CONHECENDO BOB FOSSE !!!

Bob Fosse


Robert Louis Fosse cresceu em meio ao Cabaret boates e foi exposto a este meio  logo em seus primeiros anos de vida. Ele era o caçula de seis filhos. Sua carreira com a dança começou ainda muito jovem, quando seu pai o ensinou a dançar Dança de Salão. Sua mãe foi uma dançarina "Burlesca", uma espécie de dançarina de cabaré e cantora de revistas musicais. Com 15 anos montou a sua primeira coreografia de Cabaré, um número onde os bailarinos usavam penas de Avestruz como um traje, que era muito picante para a época. 
Este tipo de conotação sexual mais tarde tornou-se parte do seu estilo.


Em 1945 ele se formou na Escola Secundária de Amundsen, em Chicago e começou um trabalho dançando no show "Dura situação", no qual se apresentou para bases militares e navais no Pacífico. Depois disse que aperfeiçoou sua técnica como performer, coreógrafo e diretor.
Após anos de atuação, Fosse passou a desempenhar na Broadway e acabou tornando-se famoso. Fosse começou a ter mais e mais trabalhos e devagar iniciou um edifício com o próprio nome no circuito da Broadway.


Ele desejava ter um grupo de bailarinos e conseguiu. Começou a montar seus números de mais sucesso com esse grupo. Ele foi muito simplista, mas poderoso no seu estilo e movimentos, caracterizado por um ar sensual. Ele fazia os bailarinos mover-se muito lentamente, devagar mexendo um dedo ou uma sobrancelha inserindo nesses pequenos movimentos o seu estilo. Joelhos internos, ombros arredondados e isolações do corpo. Em qualquer número de Fosse é fácil você encontrar cigarros, meias, luvas e um chapéu. Ele usava muita sensibilidade em sua coreografia e movimentos pélvicos e pesados.


O Bob Fosse é sinônimo de um estilo único de coreografia bastante diferente de qualquer outro.
Apenas os mais talentosos e versáteis conseguiam experimentar a dança no estilo Fosse. Para Fosse um bailarino deve possuir uma sólida técnica (especialmente no balé), juntamente com um profundo entendimento dos estilos de sapateado, jazz e ballet. Uma aptidão para o canto e atuação também seria um dever. Estes bailarinos seriam obrigados a cantar e capazes de expressar-se com seus corpos como qualquer ator poderia utilizar a fala para passar a mensagem.
“Fosse”, o musical da Broadway, é uma homenagem a ele e aos famosos números de dança que ele fez. Adorado por uns, odiado por outros, esta homenagem imortaliza um dos lendários da Broadway.


Bob Fosse morreu aos 60 anos, vítima de um enfarto, em Washington, onde estava para apresentar o espetáculo "Sweet Charity" no Teatro Nacional de Washington



Nenhum comentário:

Postar um comentário