quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O que é cantar?

Olá pessoal, é com imenso prazer que escrevo meu primeiro post como preparadora vocal do CP Musical. Estudo canto há anos então nada melhor do que falar dessa área para vocês. Mas a final, o que é cantar? Em termos técnicos é um conjunto de movimentos fisiológicos, selecionados, ordenados e sistematizados para fazer essa arte. Em termos práticos nada mais é do que entender e aprender a controlar movimentos naturais que fazemos a todo momento, como respirar e falar.
A técnica vocal consiste no entendimento do uso da voz e baseia-se principalmente em exercícios de relaxamento, respiração e utilização da caixa de ressonância. Não existe um sistema destinado especificamente para a produção da voz. Ela é uma função que utiliza órgãos pertencentes a outros sistemas do organismo principalmente do digestivo e respiratório.




Para entendermos melhor sobre o canto devemos pensar no conceito de música, termo que deriva do grego, musiké téchne, que significa a arte das musas.


"Música é a arte de manifestar os mais diversos afetos  de nossa alma através de sons".


É basicamente uma forma de arte que combina sons e ritmos, seguindo uma pré organização.  Essa forma de arte, é considerada por muitos autores como uma prática cultural e humana.  A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre gêneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.




Muitos de vocês devem estar nesse momento se perguntando, “mas Carol, por que tanto rodeio para falar sobre o canto?” e é nesse ponto que chego, cantar nada mais é que musica vocal que deve, assim como a música instrumental ser agradável aos ouvidos. A voz humana é o instrumento mais perfeito que existe, mas como outros instrumentos, exige cuidados e estudos.


Para ser cantor devemos estudar e desenvolver a técnica todos os dias, entender que cantar é passar emoção e que para isso não nos basta apenas emitir notas e palavras “ao vento” e sim saber e perceber qual a mensagem e a história que a música conta.

No teatro musical cada musica aparece não como um número, ou um momento para cantar, mas sim como uma forma de continuar a história que vem sendo contada. Se a música é uma arte de espetáculo e representação o canto não pode sair desse contexto de forma alguma e em momento nenhum.
Ser cantor é trabalhar para ter o pleno domínio de sua voz e conseguir transmitir claramente as sensações ao seu público, sejam elas de tristeza, alegria, desespero, etc.











Nenhum comentário:

Postar um comentário