sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Grandes Nomes dos Musicais - PARTE VI : Julie Andrews

Ela recebeu indicações ao prêmio Tony por seus papéis em Camelot e My Fair Lady e Victor e Victoria. Julie Andrews fez somente 5 peças teatrais no circuito Broadway, mas é uma das pessoas mais respeitadas no meio musical.


Nascida em 1º de Outubro de 1935, vinda de uma família de músicos sua mãe era pianista e seu padrasto era cantor, ambos os artistas do vaudeville , Quando criança fazia aulas de canto com seu pai e assim descobriu sua voz com quatro oitavas de extensão , uma voz inegavelmente adorável e imediatamente começou sua carreira de cantora. Ela se apresentou em salas de música ao longo de sua infância e adolescência, e aos 20 anos, ela lançou sua carreira no teatro em uma produção Palladium de Londres de "Cinderella".

Se mudou para os Estados Unidos em 1950, onde ela estrelou o musical The Boyfriend 1954-1955 . No ano seguinte, ela estrelou em My Fair Lady , como Eliza Doolittle , um papel que lhe rendeu uma indicação ao Tony Award de melhor atriz em um musical. Ela seguiu em um desempenho estelar com opapel de liderança no musical Camelot , em 1960 , pelo qual ela ganhou seu segundo Tony Award.

Julie Andrews deu o salto para o estrelato no cinema com o filme de 1964 “The Americanization of Emily”, no papel principal dividia a cena com James Garner. Um ano antes foi convidada pelo próprio Walt Disney para estrelar Mary Poppins que teve sua estréia também em 1964. Foi com a adorável babá mágica em Mary Poppins que Andrews ganhou seu primeiro Oscar de melhor atriz.







No ano seguinte, ela foi indicada por seu papel em, The Sound of Music , que contou com ela novamente no papel de uma baba que se apaixona pelo família von Trapp . Tanto Mary Poppins quanto The Sound of Music foram um enorme sucesso, fazendo com que Julie ganhasse vários fãs ao redor do mundo. Estes filmes permanecem populares até hoje.




Alguns anos depois ela participou de produções que não tiveram tanto prestigio mas não deixaram de ser interpretações memoráveis no cinema musical e na carreira de Julie, como Thoroughly Modern Millie de 1967, Star! De 1968, Darling Lili de 1970 e 10 de 1979


Na década de 1980 , Andrews parecia estar pronta para novos desafios. Ela estrelou em 1981 o S.O.B, o que proporcionou um olhar satírico em Hollywood e foi dirigido por seu segundo marido Blake Edwards. No ano seguinte, Andrews levou o gênero cinema musical para outro patamar interpretando a mulher que finge ser um homem fingindo ser uma mulher em Victor / Victoria estrelando ao lado de James Garner e marcando outra colaboração com Edwards. 







Ao longo dos próximos anos, ela iria trabalhar em muitos projetos com seu marido, incluindo The Man Who Loved Women (1983) e That's Life (1986).


Em 1996 , Andrews retornou à Broadway na produção teatral de Victor/Victoria. Por sua atuação no musical , ela ganhou seu terceiro Tony Award. No entanto , ela se recusou a nomeação, afirmando que ela sentiu que o restante do elenco havia sido esquecido.
Andrews experimentou um enorme revés pessoal na década de 1990 , quando suas cordas vocais foram danificadas durante uma operação. Ela nunca recuperou a sua poderosa voz aguda, mas continuou a atuar para a televisão e cinema.

Hoje Julie Andrews se dedica a escrever livros infantis mas durante várias décadas, Andrews tem divertido e encantando platéias em todo o mundo. Em 2007, ela recebeu o Screen Actors Guild Life Achievement Award por suas realizações profissionais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário