sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ópera e Musicais : Os artistas polivalentes!!!

Não é mais surpresa ver que os musicais cada vez arrebatam mais o publico do Brasil e do mundo, por outro lado a ópera ainda resiste, e ganha novos públicos em teatros pelo mundo, cantando e representando musica a mais de 400 anos.
O Musical e a ópera estão mais próximos do que imaginamos, ambos são linguagens artísticas que misturam teatro e música, ambos querem contar uma história cantando.
Quando pensamos nesses dois gêneros separadamente, podemos enumerar, facilmente, diversos artistas que se destacam em cada um deles. Hoje, no entanto venho propor uma escuta um tanto quanto diferente, vamos ouvir grandes artistas fazendo o que fazem de melhor e de quebra se aventurando em outros campos, sim, vamos ouvir grandes artistas do musical cantando ópera e grandes interpretes do mundo da ópera cantando musicais. Tudo com um domino e refinamento técnico impressionantes.




Para começar vamos ouvir a soprano coloratura francesa Natalie Dessay, cantando “Piangeró la sorte mia”, da ópera “Giulio Cesare” de G. F. Handel. Montagem de 2011 no Palais Garnier, em Paris. Na montagem Natalie interpreta a rainha Cleópatra, do Egito.


Em 2013 Natalie lançou seu mais recente álbum “Entre elle et lui” fruto de uma parceria com o pianista e compositor Michel Legrand, responsável pela musica de “Yentl”. Vamos ouvir a canção “Papa Can You Hear Me ?”, imortalizada na voz de Barbra Streisand, interpretada por Dessay e ninguém menos do que compositor ao piano.



Outra grande soprano que se aventurou pelo repertório dos musicais é a alemã Diana Damrau que recentemente lançou um álbum chamado “Diana Damrau Forever” onde gravou árias de operetas de Lehar e Strauss e trilhas de musicais da Broadway e Filmes como My Fair Lady, West Side Story, O Fantasma da Ópera, Sweeney Todd, South Pacific, A Pequena Sereia e outros mais.

Vamos ouvir Diana cantando um dos papéis mais importantes de sua carreira, a Rainha da Noite da ópera Die Zauberflöte (A Flauta Mágica) de Mozart. Montagem do Covent Garden, em 2003.



E agora uma faixa de seu novo disco “Ein Mensch Zu Sein” (Part Of Your World, em Alemão, rs).



quarta-feira, 9 de abril de 2014

" O DESPERTAR DA PRIMAVERA" do CP MUSICAL 2013 !

O Espetáculo escolhido para trabalharmos com alunos em 2013, foi "O Despertar da Primavera".



Foram cerca de 08 meses de curso do Módulo 02 - Intermediário em Teatro Musical , no qual tivemos um trabalho árduo de pesquisa, estudo e preparação para o MUSICAL ! 
O Musical contou com a  Preparação Vocal de Raquel Paulin e Carol Weingrill, dança com Thalyta Medeiros, Interpretação e direção Thiago Dombidau e trouxe logo no primeiro ano de CP MUSICAL, o nosso grande diferencial de curso que foi pianista correpetidor em aula e preparação com o maestro Nicholas Carrer Guerrero.







Foram 02 apresentações com ORQUESTRA AO VIVO no Teatro Itália, em SP, Novembro de 2013 e contou com mais de 70 profissionais envolvidos e uma grande produção para que pudéssemos despertar a pesquisa e conhecimento sobre o Teatro Musical !





sexta-feira, 4 de abril de 2014

Grandes Nomes dos Musicais - Parte VII - Kristin Chenoweth !

Ano passado começamos a apresentar uma série que conta a história de grandes nomes do teatro musical aqui no blog do CP.  Vejamos os que foram apresentados ano passado:

- Stephen Sondheim
- Angela Lansbury
- Bernadette Peters
- Idina Menzel
- Andrew Lloyde Webber
- Julie Andrews


E para o Primeiro post da série de  2014 eu vou falar um pouco sobre uma das minhas atrizes favoritas, Kristin Chenoweth.



Nascida em 24 de julho de 1968,  foi adotada por Jerry e Junie Chenoweth. 
Kristin é muito aberta sobre a sua adoção, ela já até comentou que tem conhecimento da origem dos seus pais, porém tem pouco interesse em procura-los.
Após se formar no colegial, logo começou a estudar Teatro Musical na Oklahoma City University. E após fez um mestrado em Performaces de Opera na mesma universidade. Para ajudar a financiar seus estudos ela chegou a participar de vários concursos de talentos inclusive ganhou o titulo de vice-campeã de Miss Oklahoma 1991.
Em 1993 Kristin viajou para Nova York para apoiar um colega de faculdade que estava fazendo audições para Animal Crackers um musical Off-Broadway.  Decidida a não perder a viagem fez a audição para o mesmo musical, sem expectativas de passar para qualquer papel. Mas logo foi contratada para integrar o coro daquela montagem.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

CP MUSICAL convida Milena Martines !!!

Olá Pessoal, o CP Musical este ano convidará algumas pessoas envolvidas com Teatro Musical, seja atuando, produzindo, dirigindo para falar um pouco sobre sua vivência, novos projetos e é claro muita pesquisa e conhecimento sobre TEATRO MUSICAL !
Para começarmos essa série "CP MUSICAL convida" com pé direito, chamamos uma ex-aluna e atual atriz do Musical "Nas Alturas", Milena Martines !
Milena Martines foi aluna da primeira turma do CP MUSICAL e agora vai estrear dia 17 de Abril do teatro Bradesco o  espetáculo Nas Alturas - Um musical da Broadway, do original americano “In The Heights”, considerado pela crítica especializada um dos musicais mais inovadores dos últimos tempos.Uma produção da 4ACT Entretenimento que conta com direção geral de André Dias, direção musical de Paulo Nogueira e versão em português de Victor Mühlethaler para a montagem brasileira.



Por isso, resolvemos convida la para uma entrevista bem descontraída, para  falar um pouco sobre sua carreira e sobre essa experiência do seu primeiro musical profissional ! 

CP MUSICAL: Como você começou a sua carreira?
Comecei a estudar teatro profissionalmente com 10 anos, no Studio Beto Silveira. Me formei com 13 anos e tirei o DRT. Desde então nunca fiz outra coisa, sem ser relacionada a atuação, as artes. 

CP MUSICAL: Como entrou para o Teatro Musical?
Sempre gostei de Cantar e Dançar. Fiz ballet, jazz, dança do ventre, até que em 2007 eu comecei a conhecer mais sobre Teatro Musical, Broadway, e fui procurar cursos. Comecei a fazer alguns, comecei também aulas de Canto particular com o professor Rafael Villar, e fui cada dia mais me apaixonando pela área.

CP MUSICAL: O que foi para você vivenciar ano passado o curso do CP MUSICAL?Quais aprendizados teve ?
O CP Musical foi uma experiência incrível para mim. Aprendi muito com todos. Gosto de desafios, e o CP não nos deixa na nossa zona de conforto apenas, ele busca cada vez mais atingirmos lugares e coisas que nos desafiam como ator, cantor e ser humano. Fizemos a montagem de " O Despertar da Primavera", onde tive o prazer de interpretar a Wendla. No final do processo só sobrou vontade. Vontade de fazer mais! O CP Musical é um curso que posso afirmar com toda certeza (porque já fiz vários outros) totalmente diferente dos outros, do que todos já estão acostumados. Não entre lá quem quiser apenas fazer uma montagem de um musical da Broadway, ou interpretar tal personagem. Entre se você quiser se jogar, se descobrir e principalmente estar disponível/disposto para aprender muito.



CP MUSICAL:Como sabemos estará em cartaz agora em Abril com o musical: "Nas alturas - Um musical da Broadway" versão brasileira de In The Heights. Como foi o processo para entrar?
Siiiim!!!!!! Ai to tão feliz!hahaha. Mas enfim, passei por 3 fases de Audições. Todas com canto, dança e interpretação. A última fase durou uma semana, e era eliminatória. Éramos avaliados por uma banca de 10 pessoas mais ou menos. Foi bem difícil, mas ao mesmo tempo muito prazeroso todo esse processo. E essa foi a primeira vez que fiz audição para um musical profissional, antes só estudava por hobby. Mas o In The Heigths é o musical que eu mais gosto, desde que assisti lá na Broadway, quando soube que teria aqui não pensei duas vezes para mandar meu currículo.

CP MUSICAL:Sabemos que fará a personagem Carla. Conte o que puder sobre sua personagem.
Bom, vou falar só um pouquinho, porque quero todos vocês lá assistindo. Mas a Carla, ela é uma garota do bairro de Washington Heights, e trabalha em um salão de beleza. Principalmente como manicure. Ela é toda atrapalhada, sem noção, e digamos "bem burrinha". Ela é a sombra da Daniela, que é a dona do salão de beleza, uma mulher mais velha que a Carla se inspira. Elas fazem parte do núcleo cômico da peça.

CP MUSICAL:Você se identifica de alguma forma com sua personagem?
Totalmente! Quem me conhece sabe o quanto sou atrapalhada/burrinha na vida! Está sendo uma delícia dar vida a essa personagem.