sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ópera e Musicais : Os artistas polivalentes!!!

Não é mais surpresa ver que os musicais cada vez arrebatam mais o publico do Brasil e do mundo, por outro lado a ópera ainda resiste, e ganha novos públicos em teatros pelo mundo, cantando e representando musica a mais de 400 anos.
O Musical e a ópera estão mais próximos do que imaginamos, ambos são linguagens artísticas que misturam teatro e música, ambos querem contar uma história cantando.
Quando pensamos nesses dois gêneros separadamente, podemos enumerar, facilmente, diversos artistas que se destacam em cada um deles. Hoje, no entanto venho propor uma escuta um tanto quanto diferente, vamos ouvir grandes artistas fazendo o que fazem de melhor e de quebra se aventurando em outros campos, sim, vamos ouvir grandes artistas do musical cantando ópera e grandes interpretes do mundo da ópera cantando musicais. Tudo com um domino e refinamento técnico impressionantes.




Para começar vamos ouvir a soprano coloratura francesa Natalie Dessay, cantando “Piangeró la sorte mia”, da ópera “Giulio Cesare” de G. F. Handel. Montagem de 2011 no Palais Garnier, em Paris. Na montagem Natalie interpreta a rainha Cleópatra, do Egito.


Em 2013 Natalie lançou seu mais recente álbum “Entre elle et lui” fruto de uma parceria com o pianista e compositor Michel Legrand, responsável pela musica de “Yentl”. Vamos ouvir a canção “Papa Can You Hear Me ?”, imortalizada na voz de Barbra Streisand, interpretada por Dessay e ninguém menos do que compositor ao piano.



Outra grande soprano que se aventurou pelo repertório dos musicais é a alemã Diana Damrau que recentemente lançou um álbum chamado “Diana Damrau Forever” onde gravou árias de operetas de Lehar e Strauss e trilhas de musicais da Broadway e Filmes como My Fair Lady, West Side Story, O Fantasma da Ópera, Sweeney Todd, South Pacific, A Pequena Sereia e outros mais.

Vamos ouvir Diana cantando um dos papéis mais importantes de sua carreira, a Rainha da Noite da ópera Die Zauberflöte (A Flauta Mágica) de Mozart. Montagem do Covent Garden, em 2003.



E agora uma faixa de seu novo disco “Ein Mensch Zu Sein” (Part Of Your World, em Alemão, rs).



  

Aqui temos uma das queridinhas da Broadway, dando um show, em uma das árias da ópera Candide de Leonard Bernstein, Kristin Chenoweth. O Concerto é de 2004 com a filarmônica de Nova York.

Para comparar vamos ver o vídeo, nada inédito (mas que eu adoro!) da Kristin cantando “Popular” no musical “Wicked”.




Em 1985 Leonard Bernstein gravou seu “West Side Story” com um elenco lírico de peso, que incluía a soprano Kiri Te Kanawa (Maria), o tenor José Carreras (Tony) e a mezzo-soprano Tatiana Troyanos (Anita).


A Escolha de elenco influencia diretamente na sonoridade da montagem, vejamos a mesma canção na montagem de “West Side Story” realizada na Broadway em 2009.







Para finalizar esse post, eu quero falar de um grande artista brasileiro que está conquistando os teatros lá de fora, o barítono Paulo Szot, ganhador do Tony por seu Emile de Becque na montagem do musical “South Pacific” de Richard Rodgers



E aqui Paulo interpreta Kovalyov na montagem de “The Nose”, ópera de Shostakovich's, no Metropolitan Opera de Nova York, em 2013.



São grandes artistas e exímios cantores que estão preocupados com algo maior do que com uma nomenclatura técnica (Lírico, Popular,Belting...), estão preocupados em fazer música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário