sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Estudar Teatro Musical Pelo Mundo



Todos que estudam teatro musical pensam em estudar fora de Brasil. Vou então hoje listar aqui algumas escolas localizadas em diferentes partes do mundo

As escolas especializadas no ensino de teatro musical são praticamente uma novidade no Brasil.
Aparentemente a primeira delas em São Paulo,  foi a Casa de Artes Operária, com direção de Ana Taglianette quando teve sua inauguração e agora segue com a direção de Cristiane Longhi (Kiki). 
Depois vieram os cursos livres de dança e canto voltados para musical com Fernanda Chamma e Wilson Gava respectivamente, na Escola de atores Wolf Maya. Depois surgiram diversos cursos livres, e escolas com o foco em teatro musical como a nossa própria escola, mas no nosso caso temos também como objetivo a pesquisa em teatro musical.

Vamos aos países com uma longa história em teatro musical: Estados Unidos e Inglaterra.
Como esta forma de arte surgiu muito mais cedo nestes países, evidentemente a necessidade de escolas e cursos que preparassem profissionais para suprir este mercado deu-se muito mais cedo.
Em Nova Iorque podemos citar a AMDA (American Musical and Dramatic Academy), a Steps On Broadway e o Broadway Dance Center estas duas últimas que são escolas de dança que agora oferecem cursos de canto, o Open Jar Institute dirigido por Jeff Whiting que é um curso de treinamento de atores com aulas de canto, dança e interpretação, esta última escola voltada para o público de adolescentes e adultos jovens.
Ainda nos Estados Unidos podemos citar entre outras o Boston Conservatory, uma outra renomada escola de teatro musical. E existem muitas outras escolas espalhadas por todo o país.

Na Inglaterra destaca-se a City Academy em Londres que tem como atrativo os professores que estão em cartaz no West Wend, nesta há cursos para artistas iniciantes e avançados. Existem cursos de teatro musical e cursos livres de dança, canto e interpretação.
Há também o curso universitário da University of Wales, Trinity Saint David, que é o mais reconhecido do Reino Unido.

Existem também cursos universitários voltados para teatro musical na Austrália, Canadá, Argentina, Espanha e em muitos outros.

Abaixo seguem os links das principais escolas citadas!

AMDA
http://www.amda.edu

Open Jar Institute
http://www.openjarinstitute.com

Boston Conservatory
https://www.bostonconservatory.edu

City Academy
http://www.city-academy.com/Musical-Theatre-Classes

CP Musical
http://www.cpteatromusical.com


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Entrevista Glaucia Verena – Fonoaudiologa


Olá leitores CP Musical, hoje nosso preparador vocal Bruno Santos traz uma entrevista com a Fonoaudióloga Glaucia Verena, ela é formada pela USP e está concluindo sua especialização em voz cantada em um dos maiores centros do Brasil, o CEV (Centro de Estudos da Voz).

B: Qual a importância do trabalho fonoaudiológico para o cantor ?
G: Na minha opinião a importância  desse profissional é auxiliar o cantor no seu trabalho, buscando sempre ir de encontro a saúde vocal. Desenvolvendo sempre as possibilidades e habilidades do mesmo, através da fisiologia da voz.

B: O trabalho do professor de canto seria direcionar o estuda da voz do cantor, sendo assim no que consistiria o trabalho do fonoaudiólogo nesta construção?
G: O trabalho do fonoaudiólogo consiste em observar as queixas do cantor em relação a sua própria voz, e a sua própria prática, avaliar do ponto de vista fisiológico o que acontece naquela voz e propor um trabalho que venha proporcionar ferramentas para o cantor possa solucionar suas demandas.

B: Como você vê hoje as exigências do mercado em relação aos performers de Teatro Musical?
G: Atualmente vejo que as exigências são profissionais cada vez mais preparados que sejam sempre flexíveis em relação aos estilos dentro do Teatro Musical (Belting, Tradicional, Legit, Pop Rock e o Canto Contemporâneo) que busquemconstante aprimoramento e centros preocupados com a formação desse artista em sua plenitude, para que então ele tenha o sucesso profissional esperado nos disputados teste e audições.
A flexibilidade da técnica é que fará esse artista preparado para o mercado.
Sendo assim o fonoaudiólogo pode vir de encontro a capacitação e manutenção da voz e da saúde vocal desse artista, junto com o professor de canto o fonoaudiólogo busca o aprimoramento e refinamento da técnica.

B: Qual as especificidades que o cantor de Teatro Musical precisa desenvolver em sua voz?
G: O cantor do teatro musical, devido a abrangência do que lhe é solicitado pelo meio, precisa utilizar musculaturas especificas a nível glótico e de trato vocal (articuladores/ressoadores) para a produção de um som consistente, flexível e acima de tudo consciente.

B: Para você qual a importância da técnica vocal?
G: A importância da técnica vocal é literalmente o estabelecimento da execução da sua expressão máxima como artista. É através dela que desenvolvemos as habilidades necessárias para o cantor encontrar a sua própria voz, de caráter individual e único.

B: Para você qual a importância do corpo no estudo do cantor?
G: O estudo do corpo é fundamental, é impossível e impensável desassociar o corpo do resultado sonoro produzido. É necessário que o artista trabalhe seu alinhamento corporal, desenvolva a propriocepção dos pontos de tensão corporais, consciência e domínio das musculaturas respiratórias e seus auxiliares e os ajustes fonatórios na realização do canto.

B: Quais os hábitos que são saudáveis a voz?

G: A hidratação constante com pequenos goles d’agua durante todo o dia é um grande aliado do cantor. Manter uma alimentação saudável e repousar mantem uma saúde corporal e repõe o gasto energético do que foi utilizado durante o no dia. Deve-se evitar abusos vocais, como por exemplo, falar excessivamente, gritar, sussurrar e etc.

B: E quais hábitos que são prejudiciais e a voz ?
G: No geral os hábitos que são nocivos a nossa saúde, também são prejudiciais a nossa voz. O Fumo, o álcool, a falta de sono, a má alimentação, o sedentarismo, uso de substancias tóxicas e abusos vocais são alguns dos fatores mais recorrentes na clinica fonoaudiologica.
A técnica vocal má administrada também é um fator que pode vir a causar sérios problemas ao estudante de canto.



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Vocês sabe qual o musical mais assistido na Broadway??? - PARTE 02

Continuando com a pesquisa dos musicais mais assistidos na Broadway!  

14 – 42ND STREET – O musical ficou 9 anos em cartaz de 1980 a 1989, tendo 3486 performances.


13 – JERSEY BOYS – O musical teve sua estreia em 6 de Novembro de 2005 e teve até hoje, com 3612 apresentações.


12 – MISS SAIGON – Ficando 10 aos em cartaz a peça foi de 1991 a 2001. 
Subindo no palco 4097 vezes.



11 – WICKED – Em cartaz desde 2003, a peça até hoje já acumula 4470 apresentações.


10 – RENT – O drama musical subiu aos palcos da Broadway em 29 de Abril de 1996 e ficou em cartaz até 7 de setembro de 2008. Com 5123 performances.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vocês sabe qual o musical mais assistido na Broadway??? - PARTE 01

Quando estréia um novo musical na Broadway, o que define o tempo que ele fica em cartaz é a sua  audiência,ou seja, a frequência de público e sua repercussão.
Existem casos, em que o espetáculo é massacrado pela crítica, mas é amado pelo público e fica anos em cartaz. 
Para a curiosidade e  estudo de todos,trarei a lista os 25 musicais que tiveram o maior número de apresentações,os mais visto pelas ruas nova-iorquinas. 

Onde nessa PARTE 01, apresento-lhes do 25 ao 15 mais vistos !
Na sexta-feira trago a PARTE 02 com o restante para dar tempo de estudarem e pesquisarem sobre !

25 – ANNIE -  A temporada começou em 21 de abril de 1977 e fechou as portas em 2 de Janeiro de 1983. Tendo o total de 2377 apresentações.


24 – CABARET – O maior sucesso desse musical não foi em sua versão original de 1966,onde teve 1165 performances. Mas sim o “Revival” de 1998, que estreou em 19 de Março e teve a sua última apresentação seis anos depois de sua estréia, no dia 4 de Janeiro de 2004. Tendo 2377 apresentações.



23 – OS PRODUTORES – Tendo sua estreia em 19 de Abril de 2001 e  fechando suas portas em 22 de Abril de 2007. Os Produtores ocupa o vigésimo terceiro lugar com 2502 performances.



22 – AVENIDA Q -  Aberto em Julho de 2003 e saindo de cartaz somente seis anos depois.  
A comedia musical teve 2534 performaces em sua temporada.



21 – HAIRSPRAY – A comedia musical foi aos palcos pela primeira vez no dia 16 de Agosto de 2002 e saiu de cartaz em 4 de janeiro de 2009. Com 2642 performances.



20 – MY FAIR LADY -  A produção original desse clássico dos musicais subiu aos palcos no dia 15 de Março de 1956 e ficou em cartaz até 29 de setembro de 1962, tendo 2717 performances.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Chet Walker - O premiado coreógrafo da Broadway!


Chet iniciou sua carreira na Broadway como performer aos 16 anos, no revival do musical On The Town. Esteve também nos elencos de Lorelei, The Ambassadors e quatro musicais de Bob Fosse: The Pajama Game, Dancin', Sweet Charity e Pippin.
Tornou-se braço direito do renomado coreógrafo Bob Fosse.

Foi o responsável pela recriação das coreografias do musical Fosse de 1999, pelo qual ganhou o Tony de melhor coreografia.

Destaca-se por seu enorme trabalho em todo o mundo seja em criações de coreografias de novos musicais ou em revivals de musicais, inclusive versões de tour. 


Coreografou Sweet Charity (original de Bob Fosse) nos Estados Unidos, Holanda, Japão, México, Noruega e Londres, coreografou também a versão de tour de décimo aniverário de A Gaiola das Loucas  e Dory! O musical, no Will Geer Theater em Los Angeles. Outras produções importantes são: Chicago, 42nd street, A Chorus Line, A Funny Thing Happened On The Way To The Forum, Working e Kiss of The Spider Woman.


No Brasil ele coreografou os musicais Os Produtores e A Gaiola das Loucas, ambos da Chaim Produções e com direção de Miguel Falabella.

Na Argentina ele é co-diretor da Companhia Internacional de Teatro Musical que fica em Buenos Aires e é diretor do Programa de Jazz da organização Jacob's Pillow.

 Ele ganhou inúmeros prêmios, incluindo alguns prêmios. Entre eles o Drama Desk Award, um Astaire Award, uma indicação ao Tony pela sua coreografia no revival de Pippin e estes são apenas os prêmios mais recentes.

 Seguem abaixo alguns vídeos que mostram o trabalho de Chet Walker.


  Musical: Fosse, Coreografia: Dancin' Man


Musical: A Gaiola das Loucas Brasil, Coreografia: Abertura
https://www.youtube.com/watch?v=KilzRPqJnBY


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CP MUSICAL homenageia o Mês das Crianças !!!


No dia 12 de outubro comemoramos o dia das crianças e para comemorar esse dia com muita musica separei alguns trechos dos musicais que contem minhas crianças favoritas dos palcos. Prontos?



O primeiro deles é Matilda, com certeza se você não conhece o musical, conhece o filme de 1996 onde uma menininha simpática aprende a enfrentar os obstáculos da vida e sair das maiores confusões do mundo, com a ajuda de sua professora e de muita mágica. O musical vem de encontro com o roteiro inicial e coloca muitas crianças em cena, no entanto o resultado que vemos é de gente grande, os pequenos dão um show de canto, dança e interpretação.



             ------------------------------------------------------------------------------------------- 



O segundo musical de hoje é Billy Eliot, também adaptação do filme homônimo, o roteiro nos conta a história do jovem garoto que se apaixona pelo mundo da dança e decide ser um bailarino, escondido de seu pai ele começa as aulas e mostra a todos que o talento e a perseverança podem vencer preconceitos e convenções. Com um grande elenco infantil Billy Eliot aposta nos grandes números coreográficos e faz qualquer um ficar com os olhos grudados no palco.



                        -------------------------------------------------------------------------------------------


A pequena Cosette de “Les Miserables” deixada por Fantine ao cuidado dos péssimos Sr e Sra Thénardier, por quem é maltratada, sempre me comove em sua canção, cheia de esperança, “Castle on a cloud”. Cosette que se torna órfã logo no início do musical, tem a sorte de encontrar mais tarde um verdadeiro pai em Jean Valjean.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Grandes DIVAS do Teatro Musical - Parte 2


Dando continuidade á nossa vitrine de divas do teatro musical, eu trouxe mais alguns nomes e gravações que não podiam ficar de fora.


O nosso primeiro nome de hoje é o da americana Bernadette Peters, de 66 anos.
Interprete consagrada dos musicais de Stephen Sondheim. É conhecida por sua atuação em musicais como: Sunday in the Park with George, Song and Dance, Gypsy, Into the Woods e muitos outros. Detentora de dois prêmios “Tony”, ela foi indicada SETE vezes.
No vídeo abaixo vemos Bernadette Peters cantando “Broadway Baby” do musical “Follies”:


-------------------------------------------------------------------------------------------



A segunda Diva de hoje é Patti Lupone. Uma das maiores divas de sua geração Lupone, americana com hoje 65 anos foi consagrada por papéis como Evita Peron, Fantine, Ms Lovett, Mama Rose e tantos outros, a atriz é formada pela Julliard School e recebeu, ao longo de sua carreira, seis prêmios Tony.  Ela também se dedica ao cinema e televisão.
Podemos ouvir agora uma gravação de Patti Lupone cantando “Don’t Cry for me Argentina” do musical “Evita”, mas vale a pena dar uma olhadinha nas suas outras, e inúmeras, gravações disponíveis pela rede.



-------------------------------------------------------------------------------------------



Mais uma diva que não poderia ficar de fora é a alemã Audra McDonald, dona de uma voz potente e de uma presença cativante ela é ganhadora de seis prêmios Tony.  Participou de montagens dos musicais Carousel, Master Class, Ragtime, Marie Christine, Porgy and Bess e muitos outros, além de inúmeros papeis para cinema, televisão e  participações em concertos. Audra é uma artista polivalente que esbanja técnica e carisma por onde passa.
Vamos dar uma ouvidinha na sua gravação de “Maybe This Time”.