segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Entrevista Glaucia Verena – Fonoaudiologa


Olá leitores CP Musical, hoje nosso preparador vocal Bruno Santos traz uma entrevista com a Fonoaudióloga Glaucia Verena, ela é formada pela USP e está concluindo sua especialização em voz cantada em um dos maiores centros do Brasil, o CEV (Centro de Estudos da Voz).

B: Qual a importância do trabalho fonoaudiológico para o cantor ?
G: Na minha opinião a importância  desse profissional é auxiliar o cantor no seu trabalho, buscando sempre ir de encontro a saúde vocal. Desenvolvendo sempre as possibilidades e habilidades do mesmo, através da fisiologia da voz.

B: O trabalho do professor de canto seria direcionar o estuda da voz do cantor, sendo assim no que consistiria o trabalho do fonoaudiólogo nesta construção?
G: O trabalho do fonoaudiólogo consiste em observar as queixas do cantor em relação a sua própria voz, e a sua própria prática, avaliar do ponto de vista fisiológico o que acontece naquela voz e propor um trabalho que venha proporcionar ferramentas para o cantor possa solucionar suas demandas.

B: Como você vê hoje as exigências do mercado em relação aos performers de Teatro Musical?
G: Atualmente vejo que as exigências são profissionais cada vez mais preparados que sejam sempre flexíveis em relação aos estilos dentro do Teatro Musical (Belting, Tradicional, Legit, Pop Rock e o Canto Contemporâneo) que busquemconstante aprimoramento e centros preocupados com a formação desse artista em sua plenitude, para que então ele tenha o sucesso profissional esperado nos disputados teste e audições.
A flexibilidade da técnica é que fará esse artista preparado para o mercado.
Sendo assim o fonoaudiólogo pode vir de encontro a capacitação e manutenção da voz e da saúde vocal desse artista, junto com o professor de canto o fonoaudiólogo busca o aprimoramento e refinamento da técnica.

B: Qual as especificidades que o cantor de Teatro Musical precisa desenvolver em sua voz?
G: O cantor do teatro musical, devido a abrangência do que lhe é solicitado pelo meio, precisa utilizar musculaturas especificas a nível glótico e de trato vocal (articuladores/ressoadores) para a produção de um som consistente, flexível e acima de tudo consciente.

B: Para você qual a importância da técnica vocal?
G: A importância da técnica vocal é literalmente o estabelecimento da execução da sua expressão máxima como artista. É através dela que desenvolvemos as habilidades necessárias para o cantor encontrar a sua própria voz, de caráter individual e único.

B: Para você qual a importância do corpo no estudo do cantor?
G: O estudo do corpo é fundamental, é impossível e impensável desassociar o corpo do resultado sonoro produzido. É necessário que o artista trabalhe seu alinhamento corporal, desenvolva a propriocepção dos pontos de tensão corporais, consciência e domínio das musculaturas respiratórias e seus auxiliares e os ajustes fonatórios na realização do canto.

B: Quais os hábitos que são saudáveis a voz?

G: A hidratação constante com pequenos goles d’agua durante todo o dia é um grande aliado do cantor. Manter uma alimentação saudável e repousar mantem uma saúde corporal e repõe o gasto energético do que foi utilizado durante o no dia. Deve-se evitar abusos vocais, como por exemplo, falar excessivamente, gritar, sussurrar e etc.

B: E quais hábitos que são prejudiciais e a voz ?
G: No geral os hábitos que são nocivos a nossa saúde, também são prejudiciais a nossa voz. O Fumo, o álcool, a falta de sono, a má alimentação, o sedentarismo, uso de substancias tóxicas e abusos vocais são alguns dos fatores mais recorrentes na clinica fonoaudiologica.
A técnica vocal má administrada também é um fator que pode vir a causar sérios problemas ao estudante de canto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário