sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Conhecendo Stephen Sondheim !!!

Letrista e compositor americano que ficou famoso pelo grande número de musicais marcantes em que esteve envolvido, entre eles: 
West Side Story, Sweeney Todd e Into the Woods.



Stephen Joshua Sondheim nasceu em 22 de Março de 1930, na cidade de Nova Iorque. Quando seus pais se divorciaram em 1942 ele se mudou com sua mãe para Doylestown, Pensilvânia.
 Ele começou a estudar piano e órgão muito jovem e também já estudava composição na George School.

A maior parte do seu conhecimento em Teatro Musical ele conseguiu trabalhando com grande letrista: Oscar Hammestein II. Este que Sondheim conheceu e ficou amigo ainda na Pensilvânia. Sondheim foi assistente de Oscar em muitos trabalhos.

Stephen Sondheim graduou-se em música no Williams College, e depois disso voltou para Nova Iorque.

Em determinado momento o diretor Arthur Laurents, colocou Sondheim em contato com o compositor Leonard Bernstein e com o coreógrafo Jerome Robbins, estes que estavam procurando um letrista para uma adaptação contemporânea de Romeu e Julieta, West Side Story. A contribuição de Sondheim no West Side Story e no Gypsy nos anos 50 fizeram com que ele fosse reconhecido naquele momento como uma estrela que nascia na Broadway.


Sondheim escreveu letra e música para o musical: A Funny Thing Happened on the Way to the Forum, uma farsa baseada em comédias de Plauto. Este musical estreou em 1962, foram quase 1000 récitas e ganhou um prêmio Tony de melhor musical.



Nos anos 70, ele ganhou alguns outros Tony Awards pelos musicais: Company (1970), Follies(1971), A little night music (1973) e Sweeney Todd(1979).



Sondheim tornou-se conhecido por ser espirituoso no texto, por suas letras com conversação, sua fusão perfeita de palavras com a música, e a variedade de suas matérias-primas. Pacific Overtures (1976) foi parcialmente inspirado pela poesia haiku e teatro Kabuki japonês, e 1981 de Merrily We Roll Along foi adaptado de uma peça de 1934 por George S. Kaufman e Moss Hart.

Na década de 1980, Sondheim colaborou várias vezes com o dramaturgo / diretor James Lapine. Their Sunday in the Park with George, que estreou em 1984, foi inspirado na pintura icônica "A Sunday on La Grande Jatte", de Georges Seurat, e  Into the Woods(1987) foi uma colagem de partes de contos de fadas clássicos.

Em seus trabalhos da década de 1990 Sondheim continuou a combinar vários gêneros musicais com a escrita lírica afiada e assuntos inesperados.  Alguns de seus trabalhos da década receberam menos elogios da crítica e destaque popular. Assassins (1990)  que contava histórias de nove assassinos de presidentes da história americana; e Passion(1994), em uma colaboração com James Lapine, era um romance melodramático baseado no filme italiano Passione d'Amore.

Sondheim escreveu cinco músicas para o filme de 1990 Dick Tracy, estrelado por Warren Beatty e Madonna, e ganhou um Oscar por "Sooner or Later."



Nenhum comentário:

Postar um comentário