sexta-feira, 26 de abril de 2013

A ARTE DE FAZER ARTE COM A PRÓPRIA VOZ


Saudações musicais, CPnianos queridos! Como têm estado? Meu segundo post aqui no blog do CP não poderia falar de outra coisa se não de voz e música. Até pensei em revolucionar e falar de uma coisa completamente diferente, mas daí que graça teria para os outros blogueiros, não é? Falemos de canto pois já sabemos que quem canta, seus males espanta.

Não é nenhuma novidade que o canto é um universo infinito a ser desvendado e descoberto pouco a pouco a cada dia. A compreensão quase plena da técnica vocal há de ser adquirida com anos de estudo e ainda assim ouso dizer que jamais será possível entender tudo a respeito da voz humana. Ainda que vasto, é um assunto muito importante a ser trabalhado e estudado quando se fala em TEATRO MUSICAL.

O canto poderia ser basicamente colocado em cima de quatro pilares essenciais: RESPIRAÇÃO, FOCO, APOIO E ESPAÇO (acho que Módulo I e Módulo II já ouviram falar disso...). O quase total domínio da técnica vocal permite o cantor fazer o que quiser com a voz de forma a transitar entre estilos e diferentes tipos de REGISTROS (numa só música!!!!!).
O que venho mostrar a vocês hoje e deixar como um estudo são vídeos de cantores com muito domínio de técnica e que fazem coisas com a própria voz que até Deus duvida.





Neste vídeo, Kristin Chenowet canta uma música chamada “The Girl in 14G”, onde conta a história de uma garota que mudou-se para um prédio em NY buscando paz, calmaria e conforto e ganhou de presente duas vizinhas: a de baixo, que é uma cantora de ópera e a de cima, que é uma cantora de jazz. Kristin “brinca” de imitá-las ao longo da música e seu domínio é surpreendente.

Confiram:


O segundo (e mais surpreendente, na minha opinião) é um garoto chamado Nick Pitera que é muito famoso no youtube por seus vídeos onde canta músicas inteiras de musicais com arranjos feitos por ele próprio e usando sua própria voz para dar vida aos personagens. O domínio vocal deste garoto é inacreditável! Percebam neste vídeo com ele trabalha bem em todos os seus registros, indo do falsete (limpíssimo e quase soando como uma soprano) até sua voz plena de peito. Assistam a este vídeo e, se tiverem oportunidade, assistam a outros vídeos deste menino. Vale muito a pena!



Haja gogó, não é? Incrível o que podemos fazer com a nossa voz se a entendemos corretamente e, mais importante de tudo, se cuidamos bem dela de forma a não machuca-la com técnicas mal empregadas. É realmente incrível!
Espero que tenham curtido e aprendido muito com este post. Eu adorei escrevê-lo e compartilhar um pouquinho destes grandes talentos com vocês!
Beijos cantantes e até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário