sexta-feira, 26 de abril de 2013

GRANDES NOMES DOS MUSICAIS - PARTE I

(Postado em 12/MAR/2013)

Para o primeiro post da série escolhi uma pessoa na qual foi descrita pelo New York Times como "talvez  maior e mais conhecido artista do teatro musical americano" Stephen Sondheim.


Nascido em 22 de março de 1930 numa família de classe média, seu pai era fabricante de roupas e sua mãe estilista e decoradora. Logo cedo começou a estudar piano o que fez despertar o seu interesse por musica.

Em 1942 os pais de Sondheim se divorciam, e se muda com sua mãe para Doylestown, Pensilvânia e por ironia do destino se torna vizinho de Oscar Hammerstein II, amigo do filho de Hammerstein, Sondheim pede ao famoso roteirista, opinião para um musical que escrevia na escola.
Avaliação crítica de Hammerstein deu inicio a uma amizade que foi decisivo na formulação de estilo Sondheim que tornou-se assistente pessoal de Hammerstein e ganhou entrada para o mundo do teatro profissional.
Enquanto frequentava a Williams College, em Massachusetts, Sondheim exerceu a função de ensaísta das produções de “South Pacific” e “The King and I”. Após a formatura, ele ganhou o prêmio de Hutchinson, que lhe permitiu estudar composição na Universidade de Princeton.
Pouco tempo depois Sondheim conheceu Arthur Laurents, que o apresentou a Jerome Robbins e Leonard Bernstein como o possível letrista para as musicas de "West Side Story", que foi produzido em 1957. O jovem viu-se envolvido em um dos shows de maior sucesso já produzido na Broadway.


Logo depois do grande sucesso de "West Side Story", começou a trabalhar na produção de "Gypsy" em 1959 como letrista, distinguindo-se como um dos grandes talentos jovens em teatro musical.

Com a intenção de mostrar seus talentos não só como letrista produziu a música e a letra de “A Funny Thing Happened on the Way to the Forum” teve a impressionante marca de quase mil apresentações, ganhou o prêmio Tony de melhor musical, e foi transformado em filme de sucesso em 1966.
Sondheim seguiu com dois empreendimentos menor sucesso: “Anyone Can Whistle” (1964) e “Do I Hear a Waltz” (1965). Embora serem fracassos comercialmente, Sondheim contribuiu com músicas de alta qualidade.

Em 1970, Sondheim compôs o musical "Company", que ganhou por unanimidade elogios dos críticos. A produção foi premiada com o Drama Critics Award e Tony de Melhor Musical. Sondheim recebeu prêmios de melhor compositor e melhor letrista pela peça.
No ano seguinte Sondheim fez uma retrospectiva musical sobre as loucuras Ziegfield, e as grandes produções da Broadway dos anos 20. O compositor misturada a nostalgia de canções populares do passado com seu próprio estilo de música. Ele foi premiado pelo Drama Critics e Outer Critics Circle com os prêmios de melhor musical de 1971.

A partir daí, Sondheim firmou sua carreira com grandes sucessos Broadway como "A Little Night Music" (1973) que tem a memorável musica "Send in the Clowns". "Pacific Overtures" (1976) musical no qual colocou elementos improváveis de poesias japonesas. "Sweeney Todd" (1979) quem conta a história melodramática mais engraçada do que trágica, que explorou o lado escuro do século XIX sistema Inglês social.


O talento de Sondheim deriva de sua capacidade de cruzar diferentes tipos de música e interpretação, ele lida com assuntos inesperados que desafiam e testam a forma do musical americano.

Sondheim explora questões da vida contemporânea: o casamento e as relações da sociedade em Company; Loucura e condição humana em “Anyone Can Whistle”; nostalgia e sentimento em Follies; imperialismo ocidental (extensão do poder) em "Pacific Overtures", e injustiça e vingança em "Sweeney Todd".

Com suas rimas inteligentes e composições complexas se torna o único compositor que tem um musical para homenagear seus trabalhos o "Side by Side by Sondheim" (1976).
Seus musicais sempre atuais levam milhões de pessoas a Broadway todos os anos e divertem o mundo inteiro.

Grandes Obras de Stephen Sondheim:

• West Side Story (1957)

• Gypsy (1959)

• A Funny Thing Happened on the Way to the Forum (1962)

• Anyone Can Whistle (1964)

• Do I Hear a Waltz? (1965)

• Company (1970)

• Follies (1971)

• A Little Night Music (1973)

• Pacific Overtures (1976)

• Sweeney Todd (1979)

• Merrily We Roll Along (1981)

• Sunday in the Park with George (1984)

• Into the Woods (1987)

• Assassins (1990)

• Passion (1994)

• Bounce (2003)

• The Frogs  (1974)

• Road Show (2008)



Nenhum comentário:

Postar um comentário