sexta-feira, 12 de junho de 2015

10 filmes musicais que todo fã do gênero precisa assistir!


Com o sucesso do Into The Woods, nas telonas decidi escolher os 10 filmes musicais dos últimos 70 anos que todo fã do gênero precisa assistir na minha opinião. Passando por escolhas obvias que todo mundo adora como “A Noviça Rebelde”, como alguém pode não amar a Julie Andrews interpretando a carismática Maria. Até alguns filmes que dividem opiniões como o pesado “The Wall”. Claro que alguns filmes que eu amo como Annie, Sweet Charity, Gypsy entre outros ficaram de fora. Mas eu só podia escolher 10 filmes, então vamos a lista aqui no blog do CP MUSICAL!


10º - Cabaret

Dirigido pelo renomado coreografo Bob Fosse, o drama musical se passa em Berlin durante a ascensão do nazismo.  Evitando os elementos musicais mais tradicionais encontradas na versão teatral, fosse coloca os números musicais belamente executados  no palco  do próprio cabaret com Liza Minnelli e Joel Grey realizando a maior parte das músicas. Vencedor de 8 Oscars, incluindo Melhor Diretor, Melhor Atriz (Minnelli) e Melhor Ator Coadjuvante (Grey).



09º - The Rocky Horror Picture Show
Considerado a frente do seu tempo na época de lançamento e hoje tratado como cult. A trama é inspirada nos filmes clássicos de ficção científica. A direção fica por conta de Jim Sharman e o figurino é de Sue Blane. A adaptação não se distanciou do formato teatral, com atuações marcantes e poucas trocas de roupas e de cenários. Os atores da versão teatral repetiram seus respectivos papéis, com exceção do casal de protagonistas, que foi interpretado por Susan Sarandon e Barry Bostwick.


08º - 8 Femmes
O diretor francês François Ozon se inspira em Hitchcock e Douglas Sirk para essa comédia musical, onde oito mulheres se vem envolvidas em um assassinato. Trabalhado em cores, que suavizam as músicas, com certeza o filme é uma boa pedida aos fãs do gênero.


07º - Pink Floyd – The Wall
Alan Parker provou-se um dos poucos cineastas modernos que constantemente explorou diferentes maneiras de contar histórias musicalmente em filme. Sua adaptação do álbum duplo do Pink Floyd é, considerada um marco dos filmes do gênero, por seu roteiro forte e suas animações perturbadoras. Uma notável exibição de desumanidade. 


6º - Fosse
Filme semi-autobiográfico do coreografo que revolucionou o estilo de dança clássico Broadway. Roy Scheider desempenha um gênio decadente da dança. Preenchido com números musicais e coreografias que encapsula a carreira de Bob Fosse.


05º - A Noviça Rebelde
Apenas alguns anos depois de "West Side Story", o diretor Robert Wise trouxe outro sucesso da Broadway para a tela grande com este épico que brilhantemente equilibra comédia musical leve e tons dramáticos escuros. "A Noviça Rebelde" é igualmente memorável para os seus deslumbrantes, efeitos visuais widescreen, direção e as performance de Julie Andrews, Christopher Plummer e todos aqueles pequenos Von Trapp. 


04º - A Bela e a Fera
Como deixar de fora dessa lista esse clássico de animação que concorreu a melhor filme no Oscar. Com músicas compostas por Alan Menken e Howard Ashman trazia melodias vibrantes, personagens coadjuvantes hilariantes e deslumbrante efeitos de animação.


03º - Um violinista no Telhado
Baseado no clássico dos palcos, O filme de passa no início do século XX, judeus e cristãos vivem pacificamente, mas sem se misturar, em uma aldeia na Rússia sob o regime czarista. O leiteiro judeu decide casar suas duas filhas, Tzeitel (Rosalind Harris) e Hodel (Michele Marsh), como era costume na época, o casamento é arranjado pelo pai. As duas não se sentem satisfeitas com o pretendente e o pai é levado ao seu limite quando uma das filhas decide se casar com um não-judeu, o que faz com que a declare como morta. Nesta situação de conflito, o czar expulsa todos os judeus de Anatevka, o que faz com que a família seja condenada ao exílio e à dispersão.


02º - Phantom of the Paradise
O filme de Brian De Palma pode ser uma sátira ou até uma homenagem ao Musical “O Fantasma da Ópera", mas é também um olhar incrivelmente sensível da evolução da música pop dos anos 50 aos anos 70 e da cultura juvenil. As canções de Paul Williams são impressionantes e Jessica Harper é incrível como a musa de condução para o fantasma. 


01º - Funny Girl
A atriz Fanny Brice (Barbra Streisand) vê um futuro profissional quando o empresário do Keney's Music Hall a contrata como patinadora. Depois de alguns meses, ela terá seu reconhecimento em Ziegfeld Follies, onde conhecerá Nick Arnstein, um desastrado jogador. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz (Barbra Streisand) e indicado a outras sete categorias.

Texto: Thiago Dombidau


Nenhum comentário:

Postar um comentário