sexta-feira, 29 de abril de 2016

Aquecimento - O começo de Tudo!




Olá pessoal,

Para começar nossa troca pelo blog nada melhor do que começar aquecendo, assim como o início de uma aula de dança

Ao iniciar qualquer trabalho corporal acredito que a primeira etapa necessária deve ser o aquecer.  Aquecer nos mais variáveis sentidos, formas e técnicas. Tudo que o prepare para a atividade estará valendo.

Divido minhas aulas em aquecimentos baseados em técnicas somáticas ( Body mind centeruring e Klauss Vianna) despertando o corpo, seguidos de movimentos aeróbicos ativando as musculaturas de sustentação e tudo envolto as técnicas respiratórias dos meus estudos com o Hatha yoga. E claro, a música compõe toda a construção de acordo com as necessidades e estímulos dos alunos.

Pensando em possibilidades de aquecer proponho o desafio de cada um construir seu próprio aquecimento baseado nas suas experiências , sensações, necessidades e técnicas ( de dança ou não ).

Deixo aqui algumas referências e questionamentos sobre esse aquecer ! 




Sequência de yoga para conhecimento pessoal. Lembre sempre de respirar !

Nunca se esqueça , o aquecimento engloba o corpo todo: corpo e mente!
E cada pessoa sempre terá sua maneira única de aquecer de acordo com o trabalho proposto. 
Procure suas referências mas nunca deixe de aquecer,  é a base do seu trabalho ele prepara o corpo para aprender e assimilar melhor as informações. 

Até a próxima,
De forma aquecida para aprender mais e melhor!


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Conhecendo o Fantástico Musical Mame!

Hoje vou trazer para o Blog do Cp um dos meus musicais favoritos.  Mame!



Mame é um musical escrito por Jerome Lawrence e Robert Edwin Lee, composto por Jerry Herman. Originalmente intitulado “A melhor Menina”, é baseado no romance de 1955 Auntie Mame por Patrick Dennis e uma peça da Broadway 1956, por Lawrence e Lee, que estrelou Rosalind Russell.

 Situado em Nova York na época da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, ele se concentra na excêntrica e boêmia Mame Dennis, cujo seu famoso lema em uma tradução livre é "A vida é um banquete, e a maioria dos pobres filhos da puta estão morrendo de fome."  Sua vida fabulosa com seus amigos ricos é interrompida quando o jovem filho do seu falecido irmão chega a viver com ela. Eles lidam com a Depressão em uma série de aventuras.

Angela Lansbury em cena no musical!

Em 1958, um filme intitulado Tia Mame, baseado na peça, foi lançado pela Warner Brothers, mais uma vez estrelado por Rosalind Russell no papel-título.  Russell foi nomeada para um Oscar e ganhou um Globo de Ouro por sua interpretação.

Angela Lansbury e Beatrice Arthur. 


O musical estreou na Broadway em 1966, estrelado por Angela Lansbury e Beatrice Arthur. A produção se tornou um sucesso e gerou um filme de 1974 com Lucille Ball no papel-título e Beatrice Arthur reprisando seu papel de apoio, bem como na produção de Londres.
Mame é uma comedia de humor inteligente que perdura com o passar do tempo.




Fonte:

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Eu tenho uma audição! E agora?


Nos últimos meses vivenciamos a correria de atores, atrizes, bailarinos e bailarinas nos testes dos mais de 7 grandes musicais que estrearam em São Paulo. 
Essa correria deve voltar no segundo semestre onde diversas outras produções prometem as suas estreias

Estive em algumas audições e percebi que muitas pessoas chegam despreparadas ou nervosas demais para o momento da banca examinadora; Por isso resolvi dar algumas das minhas dicas para chegar mais tranquilos e preparados.


ESTUDO





O primeiro e mais importante conselho é estudar aquilo que você se prestou a executar. Seja dança, canto, interpretação, ou os três juntos. 


PRESSA



Separar a hora do teste pra você, não vá com hora contada, compromissos na cabeça e etc... A angustia do atraso ou a cabeça em outro lugar não ajudam nada na tranquilidade necessária.


Parceria





Tenha alguém para te ajudar na preparação, alguém para ouvir sua musica, dar sugestões, ajudar a bater um texto ou corrigir um movimento coreográfico.   Caso você não tenha essa pessoa, lembre-se que você terá de ser essa pessoa. É importante ter uma visão de fora, se você não tiver essa pessoa, tente se colocar na visão da banca.


Alimentação



Alimentação certa para não pesar na barriga, não faltar energia, preparar a voz. Sua alimentação e hidratação são parte importantíssimas do sucesso.

Confiança


Evitar a comparação. Não importa quem esta fazendo o teste com você, faça o SEU melhor e lembre-se que perfil conta muito, portanto evite comparações.

Desenvolvimento



Acredite em você e caso não atinja o objetivo desejado, não desista e nem se sinta mal com isso, muitas pessoas que hoje são convidadas para grandes papeis, ja ouviram muitos nãos para ensamble, coristas ou swing.

Mas não desistiram e quando foram reconhecidos tiveram sua chance e souberam aproveitar!


Espero que essas dicas ajudem um pouco vocês a passar por essa parte tão desgastante e necessária da nossa profissão.







quarta-feira, 20 de abril de 2016

Você sabe o que é o off Broadway?

O Off Broadway

Vista da plateia do Jewel Box Theater que faz parte do circuito Off Broadway

A peça se denomina Off Broadway quando está em um teatro em nova Iorque que possue entre  100 e 499 lugares. Além de ser um teatro  gerenciado pela  Actors' Equity Association que define e examina o teatro para decidir se ele é Broadway ou seja mais de 499 lugares, se ele é off Broadway de 100 à 499 lugares e Off Off Broadway em teatros com menos de 100 lugares.

Obviamente o tamanho de lugares dos teatros nova iorquinos vem junto com a estrutura ou seja grandes cenários dificilmente cabem em um teatro de 100 lugares, porem não significa que a produção por estar no off Broadway seja ruim ou pobre. Muitas vezes os espetáculos são concebidos para estar no circuito off Broadway. 

                       Heathers the Musical apresentado no Off- Broadway


Embora não seja muito freqüente, espetáculos encenados com sucesso em off-Broadway podem ganhar uma temporada na Broadway. Por exemplo, os musicais "Godspell", "Avenue Q", "Rent", "Spring Awakening", "Hair", "Grey Gardens", "Next to Normal", "Little Shop of Horrors" e "Sunday in the Park with George" de Stephen Sondheim, e as peças "Doubt" e "I Am My Own Wife" foram originalmente apresentados em off-Broadway. 

                                  Naked Boys Singing grande sucesso do Off Broadway

Todavia, algumas produções podem durar anos em off-Broadway; por exemplo, "Stomp", "Blue Man Group", "Altar Boyz", "A Perfect Crime" e "Naked Boys Singing". 
"The Fantasticks", é o musical mais longevo em toda a história do teatro, passou sua temporada original de 42 anos no Off Broadway.
Fonte:



sexta-feira, 15 de abril de 2016

Michael Kidd - Bailarino/Coreógrafo/Diretor




Mr. Kidd nasceu Michael Greenwald em 12 de Agosto de 1915, no Brooklyn, NY. Ele participou City College de Nova York, mas deixou a faculdade, quando ele recebeu uma bolsa de estudos na School of American Ballet em 1937. Dançando mais tarde com o American Ballet Theatre. Foi casado duas vezes: com Maria Heater, de quem se divorciou; e Shelah Hackett que viveu com ele. Ele também deixou quatro filhos: Kristine Kidd e Susan Kidd, de seu primeiro casamento; e Amy Kidd e Matthew Kidd, de seu segundo. Morreu em 23 de dezembro de 2007, de câncer, na sua casa em Los Angeles.

Michael Kidd, que ganhou cinco prêmios Tony, bem como um Oscar honorário por seus talentos coreográficos na Broadway e na tela.
Michael Kidd começou sua carreira na Broadway como um performer no final dos anos trinta, início dos anos 40 em Filling Station, The Caravan Ballet, Billy the Kid, Interplay e Ballet Theatre.



Famoso pela coreografia que ele apelidou de "comportamento humano e costumes das pessoas, estilizados em formas rítmicas musicais", Kidd criou um estilo único de dança que integrou movimentos líricos com parcelas teatrais. Venceu muitos Tony Awards de melhor coreógrafo, créditos de Kidd mais conhecidos da Broadway incluem "Arco-íris de Finian" (1947), "Guys and Dolls" (1950), "Can-Can" (1953), e "Li'l Abner" (1956) .
Li'l Abner - em 1956 - foi a primeira produção da Broadway que o Sr. Kidd tanto coreografou e dirigiu. Ele  repetiria muitos vezes essas funções nas produções de "Destry Rides Again", "Wildcat", "Metrôs são para dormir", "Ben Franklin em Paris", "Os Rothschilds", "Cyrano" e um 1980 revival do "The Music Man"


Embora ele não  tenha conseguido ganhar um outro Tony depois de sua vitória 1960 coreográfica para "Destry Rides Again" (ele também foi nomeado para um Tony de melhor diretor por "Destry"), Sr. Kidd recebeu cinco outras indicações. Essas indicações incluem três para coreografia ("Metrôs são para dormir", "Arranha-céu" e "Os Rothschilds") e dois para a direção ("Os Rothschilds" e "A Garota do Adeus"). Este último, que estrelou Bernadette Peters no papel-título, foi o último crédito dado na Broadway para o Sr. Kidd.


Além de seu sucesso palco, Sr. Kidd também teve uma carreira de Hollywood. Ele encenou danças e números musicais de "The Band Wagon", “Knock the wood“, "Guys and Dolls", "Li'l Abner", "Star!" e "Movie Movie” e é creditado  pelas coreografias de "Onde está Charley ?," "Sete Noivas para Sete Irmãos", “Merry Andrew" e “Hello, Dolly!" Mr. Kidd também apareceu em um punhado de filmes: “Happy Days Are here Again”, “It’s Always Fair Weather", "Smile", “Movie Movie“ e "Skin Deep". Ele e Peter Anastos eram indicado ao Emmy por sua coreografia para o 1982 TV especial "Baryshnikov em Hollywood."


Mr. Kidd foi agraciado com um Oscar honorário da Academia em 1997 "em reconhecimento por seus serviços à arte da dança na arte da tela." Ele também recebeu um Lifetime Achievement Award em 1996  da American Choreography Awards, USA.



Mr. Kidd dizia: "Eu sempre uso gestos da vida real, e a maior parte da minha dança é baseada na vida real”.



Vejam!!


Sete noivas para sete irmãos



The Band Dagon - (A minha favorita!)




FONTES:http://www.playbill.com/news/article/michael-kidd-tony-winning-choreographer-and-director-dead-at-92-146385#sthash.NbAb2X5G.dpufhttp://www.backstage.com/advice-for-actors/dancers/12-broadway-choreographers-all-actors-should-know/http://www.biography.com/people/michael-kidd-9364416




quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mãe e bebê juntos - Um novo corpo em movimento



Só depois que se torna mãe percebe coisas que, possivelmente, não percebia antes ou não dava muita bola. Uma delas é o tempo que tinha disponível para uma caminhada, um exercício na academia, o tempo para cuidar do corpo. A maternidade nos proporciona diversos desafios, e cuidar do corpo é uma delas, e muitas vezes é a última coisa que colocamos na lista de coisas a fazer, pois não enxergamos a possiblidade de conciliar as coisas.

Mas atualmente percebemos que há formas de se exercitar junto com seu bebê! Podemos até usar o próprio peso do bebê a nosso favor. Achamos cada vez mais vídeos na internet de mães fazendo exercícios e atividades físicas junto dos filhotes, desde uma simples caminhada no parque até uma aula super elaborada de treino funcional para mães com bebês!




Sim! É possível movimentar o corpo tranquilamente e estar com o bebê coladinho com você, por que não?
Uma destas atividades que vem surgindo aos poucos, mas com muita força, são as aulas de dança para mães com bebês. Momentos únicos para relaxar e inspirar-se nas sensações que o corpo da mãe e do bebê juntos podem proporcionar. O balanço é instintivo e natural da mãe com o filho, o embalo contínuo e o contato físico beneficiam o desenvolvimento psíquico e fisiológico do bebê. Além disso, estar em grupo com outras mães com seus filhos pequeninos traz à essas mães um sentimento de acolhimento e pertencimento pois, por vezes, durante a licença maternidade elas ficam muitas horas sozinhas com seus bebês em casa.
Muitas academias e estúdios de dança estão aderindo a nova idéia, a acolhendo estes pequenos seres dançantes.


Mas como dançar e sentir-se confortável e segura com o bebê no colo? Já ouviu falar do sling? É um carregador de pano não estruturado e ergonômico, diferente dos cangurus tradicionais que muitas vezes prejudicam o corpo da mãe e do bebê.



Existem vários modelos de sling, mas independente do modelo, traz inúmeros benefícios para o bebê e àquele que o carrega.
Para o bebê:

- o movimento contínuo melhora o sistema digestivo, ameniza as cólicas e diminui o refluxo (desde que seja carregado na vertical) e consequentemente melhora o sono;
- regularização térmica no contato pele à pele;
- necessidades atendidas mais rapidamente;
- melhor interação com o mundo de forma tranquila, pois se sente seguro perto da mãe;
- estimula o tônus muscular, ajuda na prevenção de displasia femural;
- proporciona um ambiente próximo ao intra-uterino, pois está “enrolado” e bem aconchegado, ouvindo a voz, a respiração e a batida do coração da mãe;
Para a mãe:
- tranquiliza e relaxa a mãe, que fica com as mãos livres;
- torna a vida muito mais prática;
- evita dores nas costas ser o carregador estiver bem colocado.

É bom lembrar que devemos ter muito cuidado ao comprar um carregador como este, assim como saber fazer uma amarração correta, e de preferência procurar um profissional para uma consultoria. Mesmo parecendo simples, os carregadores não estruturados exigem estudo de diferentes tecidos ideais para cada idade e peso do bebê, assim como a colocação correta do bebê neste carregador, pois se não for bem colocado, pode ser extremamente prejudicial, tanto pra mãe quanto para o bebê.




sexta-feira, 8 de abril de 2016

O BUUM do Jukebox Musical !!!

Recentemente em São Paulo estreou “Mamonas – O musical” que conta a história do Grupo Mamonas Assassinas, e está sendo sucesso de público e critica.  
Ao mesmo tempo estréia também “Aquele Abraço – O Musical” com musicas de Gilberto Gil. 
E depois de “Elis – A Musical”, “Rita Lee Mora ao Lado” , “Cazuza – O Musical” ,“Vingança – O Musical” , "Nuvem de Lágrimas”  entre tantos outros parece que o brasileiro se encantou pela construção do chamado Junkebox Musical

A jukebox musical é uma peça ou filme musical que utiliza canções lançadas anteriormente, ou canções populares para construir seu enredo. Normalmente, as músicas têm em comum uma ligação com um músico ou grupo específico ou ainda porque ou foram escritos pelos artistas em questão.

As músicas são contextualizadas em um enredo dramático: muitas vezes a história biográfica do próprio artista, embora em alguns casos a trama não gire em torno que está sendo cantado.

O Jukebox Musical  alcançou sucesso com musicais como, Buddy - The Buddy Holly Story, o musical sobre a vida de Buddy Holly, que ficou no West End por 13 anos 1989-2003, e o aumento na popularidade do estilo foi levado pelo sucesso de Mamma Mia!,  construído em torno da música do grupo ABBA.
Essa semana trouxe alguns exemplos de Junkebox Musical para vocês, vamos dar uma olhada!

LOVE, JANIS
O Musical de 2001 é baseado em Músicas de Janis Joplin


JERSEY BOYS
O Grande sucesso musical de 2005 trás músicas de Frankie Valli e Four Seasons

SMOKING JOE´S CAFÉ
O musical de 1995 traz canções de Leiber and Stoller

ELVIS
O musical de 1977 conta a história de Elvis Presley com suas músicas como enredo


AMERICAN IDOT
O Musical conta com músicas do grupo de rock Inglês Green Day


VIVA FOREVER
O musical  conta uma história sobre amizade e amor com musica das Spice Girls