sexta-feira, 15 de abril de 2016

Michael Kidd - Bailarino/Coreógrafo/Diretor




Mr. Kidd nasceu Michael Greenwald em 12 de Agosto de 1915, no Brooklyn, NY. Ele participou City College de Nova York, mas deixou a faculdade, quando ele recebeu uma bolsa de estudos na School of American Ballet em 1937. Dançando mais tarde com o American Ballet Theatre. Foi casado duas vezes: com Maria Heater, de quem se divorciou; e Shelah Hackett que viveu com ele. Ele também deixou quatro filhos: Kristine Kidd e Susan Kidd, de seu primeiro casamento; e Amy Kidd e Matthew Kidd, de seu segundo. Morreu em 23 de dezembro de 2007, de câncer, na sua casa em Los Angeles.

Michael Kidd, que ganhou cinco prêmios Tony, bem como um Oscar honorário por seus talentos coreográficos na Broadway e na tela.
Michael Kidd começou sua carreira na Broadway como um performer no final dos anos trinta, início dos anos 40 em Filling Station, The Caravan Ballet, Billy the Kid, Interplay e Ballet Theatre.



Famoso pela coreografia que ele apelidou de "comportamento humano e costumes das pessoas, estilizados em formas rítmicas musicais", Kidd criou um estilo único de dança que integrou movimentos líricos com parcelas teatrais. Venceu muitos Tony Awards de melhor coreógrafo, créditos de Kidd mais conhecidos da Broadway incluem "Arco-íris de Finian" (1947), "Guys and Dolls" (1950), "Can-Can" (1953), e "Li'l Abner" (1956) .
Li'l Abner - em 1956 - foi a primeira produção da Broadway que o Sr. Kidd tanto coreografou e dirigiu. Ele  repetiria muitos vezes essas funções nas produções de "Destry Rides Again", "Wildcat", "Metrôs são para dormir", "Ben Franklin em Paris", "Os Rothschilds", "Cyrano" e um 1980 revival do "The Music Man"


Embora ele não  tenha conseguido ganhar um outro Tony depois de sua vitória 1960 coreográfica para "Destry Rides Again" (ele também foi nomeado para um Tony de melhor diretor por "Destry"), Sr. Kidd recebeu cinco outras indicações. Essas indicações incluem três para coreografia ("Metrôs são para dormir", "Arranha-céu" e "Os Rothschilds") e dois para a direção ("Os Rothschilds" e "A Garota do Adeus"). Este último, que estrelou Bernadette Peters no papel-título, foi o último crédito dado na Broadway para o Sr. Kidd.


Além de seu sucesso palco, Sr. Kidd também teve uma carreira de Hollywood. Ele encenou danças e números musicais de "The Band Wagon", “Knock the wood“, "Guys and Dolls", "Li'l Abner", "Star!" e "Movie Movie” e é creditado  pelas coreografias de "Onde está Charley ?," "Sete Noivas para Sete Irmãos", “Merry Andrew" e “Hello, Dolly!" Mr. Kidd também apareceu em um punhado de filmes: “Happy Days Are here Again”, “It’s Always Fair Weather", "Smile", “Movie Movie“ e "Skin Deep". Ele e Peter Anastos eram indicado ao Emmy por sua coreografia para o 1982 TV especial "Baryshnikov em Hollywood."


Mr. Kidd foi agraciado com um Oscar honorário da Academia em 1997 "em reconhecimento por seus serviços à arte da dança na arte da tela." Ele também recebeu um Lifetime Achievement Award em 1996  da American Choreography Awards, USA.



Mr. Kidd dizia: "Eu sempre uso gestos da vida real, e a maior parte da minha dança é baseada na vida real”.



Vejam!!


Sete noivas para sete irmãos



The Band Dagon - (A minha favorita!)




FONTES:http://www.playbill.com/news/article/michael-kidd-tony-winning-choreographer-and-director-dead-at-92-146385#sthash.NbAb2X5G.dpufhttp://www.backstage.com/advice-for-actors/dancers/12-broadway-choreographers-all-actors-should-know/http://www.biography.com/people/michael-kidd-9364416




Nenhum comentário:

Postar um comentário