sexta-feira, 15 de maio de 2015

Dicas para audicionar bem!

Em tempos de inúmeras audições, nada como algumas boas dicas para causar uma boa impressão à banca e mostrar seu talento e profissionalismo da melhor forma possível.
Achei vários artigos falando sobre este assunto durante a pesquisa para desenvolver este texto, então percebi que era um bom assunto a ser tratado aqui no Blog do CP Musical. Então usei aqui das minhas experiências e destes anos audicionando para escrever este texto. Espero colaborar um pouquinho para as audições de vocês! Boa sorte!

A primeira coisa que devemos fazer é ler atentamente o chamado para a audição. Veja os perfis pedidos, a data limite para inscrição e o material pedido para a inscrição. Se você não tem certeza se você se encaixa nos perfis descritos, pergunte aos seus mestres e professores e mande seu material caso realmente tenha as características e habilidades solicitadas. Não mande seu material após a data limite, primeiro porque dificilmente você será chamado para adicionar e segundo porque parece desinteresse pelo teste. Mande o que foi pedido no ato da inscrição, nem a mais, nem a menos. 
No seu currículo coloque suas habilidades, seus principais trabalhos e com quem você estuda ou estudou. Muito importante, NÃO MINTA. 
Estar sempre estudando é imprescindível. Esteja sempre pronto, nunca se sabe quando vai surgir um teste. Com o tempo você terá um repertório de músicas que te favoreçam e de monólogos também.

Você mandou seu material e foi chamado!

Uma audição é como uma entrevista de emprego, você deve causar uma boa impressão na medida certa.
Siga as instruções dadas por e-mail ou telefone para o seu teste.
Prepare a música pedida e o texto, se for o caso. Se a música for de livre escolha, leve uma música que mostre o melhor da sua voz e que de preferência seja no mesmo estilo do musical para o qual você está audicionando. Por exemplo, se você vai audicionar para "O Fantasma da Ópera", leve uma canção também em estilo de Old Broadway, como "A Noviça Rebelde", alguma canção de Gershwin.
A não ser que seja solicitado não leve canções do musical para o qual está audicionando.
Faça fotos de ator com um bom fotógrafo, fotos de modelo não servem. Tenha sempre um currículo bem escrito e atualizado e boas fotos recentes.
Não dê ouvidos a fofocas de bastidores, prepare-se e faça o que você estudou para fazer no seu teste. 

No dia da sua audição!

Chegue com antecedência ao local do teste. Em geral temos que entregar CV e foto no local, preencher alguma ficha, ser fotografado pela produção, pegar o número que usaremos durante o teste e para fazer tudo isto com calma é melhor chegar mais cedo.
Vá bem vestido, mas neutro. Não use “figurino” no seu teste. Deixe que a banca veja você e decida para que personagem você tem perfil.
Leve o material pedido, CV, foto, Sapato de dança, partitura, etc…
Não leve música cifrada, leve sempre partitura.
Tenha uma música a mais caso queiram ouvir um outro trecho.
Reserve o dia para fazer sua audição para que seu foco esteja no teste.

Dentro da sala de audição!

Se o seu teste for de canto, entre na sala e fale com o pianista, mostre sua partitura e de onde você vai começar a cantar, em geral cantamos apenas 16 compassos da música escolhida.
Vá para a marca no chão e cumprimente a banca, seja simpático, mas não fale demais.
E então cante lindo!
Se for um teste de dança procure ficar num lugar da sala em que você veja bem o coreógrafo. Tire suas dúvidas da sequencia passada, se as tiver.
Vá com roupa confortável que não esconda o seu tipo físico.
Dance lindo!
Esteja preparado e treinado para aprender na hora trechos de música do musical e trechos de coreografias do musical para o qual está audicionando. 


Tudo o que você pode fazer pelo seu teste é ser profissional desde o seu primeiro contato com a produção, passando por chegar com antecedência no dia do teste e levar o que foi solicitado e estar estudando sempre para não ser pego de surpresa por um teste num momento em que você não esta desenvolvendo suas habilidades em aula e/ou no palco. 
Dê ouvidos aos seus professores, para tanto, escolha estudar com profissionais bem vistos no mercado, que tenham experiência em teatro musical e com quem você possa contar para se preparar para os testes.
Esqueça as fofocas, elas são só fofocas, especulações.
Seja estudioso, leve seu trabalho a sério e colherá os frutos do seu empenho, com certeza!


Texto: Thati Abra
Fotos: Bru Casotti Fotografia - Espetáculo "Audição O Musical" da turma do CP Musical


Nenhum comentário:

Postar um comentário