sexta-feira, 22 de maio de 2015

Entrevista Débora Venezian: Direto da Broadway Dance Center!





Olá leitores do CP Musical!

Hoje nossa professora de dança Carol Isolani traz uma entrevista com a atriz e bailarina Débora Veneziani que acabou de voltar de uma temporada de aulas na Broadway Dance Center na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, vai nos contar as últimas novidades, incluindo sobre uma nova modalidade chamada Total Barre!

Carol Isolani: Débora, você acabou de voltar de NYC, pode contar pra gente como foi sua temporada lá?
Débora Veneziani: Foi a melhor possível! Passei um mês fazendo aulas na Broadway Dance Center, que é uma escola bem famosa e que tem todos os tipos de aula de dança que você pode imaginar! Você paga por cada aula que faz e pode frequentar qualquer uma delas, quando e quantas vezes quiser.

CI: Tinham muitos brasileiros lá?
DV: Lá na BDC haviam pouquíssimos brasileiros, em um mês encontrei apenas duas garotas. Já na cidade e nos lugares turísticos, eles estão por todo lado. 

CI: Como foi fazer aula com os americanos? E viver um mês com os nova-iorquinos?
DV: Os nova-iorquinos não são as pessoas mais receptivas do mundo, longe disso. Talvez já estejam tão acostumados a receber turistas o tempo todo, que não tenham tanta paciência para faze-los sentir bem. O clima da cidade em si é de muita individualidade. São pessoas do mundo todo, mas normalmente as culturas não se misturam, as pessoas costumam andar sempre com aqueles que são "seus". Ao mesmo tempo que todos te dizem saúde se você espirra, pegam algo que caiu no chão pra você e são muito educados, se alguém sorrir para você, pode ter certeza que é do Brasil. 

CI: Você assistiu algum musical?
DV: Eu tive o prazer de assistir neste mês "Matilda", "Kinky Boots", "Something Rotten", "The Book Of Mormon", "Stomp" e "Sleep No More". Pra mim todas impecáveis, mas posso dizer que "Something Rotten" é imperdível. É um musical novo, com atores da série Smash, que tira onda com todos os musicais mais famosos da Broadway e com todos os clássicos de Shakespeare. O espetáculo é a nova sensação da Broadway e foi indicado a 10 Tony Awards. 


CI: Voltando para a Broadway Dance Center, você fez aula de que? E por que decidiu ir fazer aulas lá?
DV: Fiz aulas de Jazz, Ballet, Dancehall, Moderno, Conterporaneo, Jazz Funk, Stiletto Hells, Hard Candy! Decidi viver esta experiência lá, pois recentemente me formei como instrutora de TOTAL BARRE pela Stott Pilates, aqui em SP. É uma aula que mistura os princípios do ballet e do pilates de maneira dinâmica e até divertida. Ideal para quem quer queimar calorias enquanto aumenta sua força, flexibilidade, resistência e consciência corporal. As músicas embalam as sequências coreográficas que trabalham cada músculo separadamente e ajudam a manter o ritmo, intensificando o trabalho cardiorrespiratório durante a aula. E para montar uma aula interessante e com bastante novidade, nada melhor do que se reciclar em uma das melhores escolas de dança do mundo e poder misturar numa aula só todos os ritmos e técnicas de dança.

CI: E porque decidiu se especializar em TOTAL BARRE ?
DV: O que me chamou atenção na modalidade foi o fato de poder unir a dança, que eu amo e pratico desde os 4 anos de idade, e o pilates, que me apaixonei há pouco tempo. A mistura me pareceu perfeita: a combinação da música, o prazer de dançar e se movimentar seguindo o ritmo dela aliado a força e o tônus que o pilates trás para o nosso corpo. Eu tentei milhares de vezes me matricular em academias de musculação para cuidar do meu corpo e fortalecer os músculos, mas descobri que odeio fazer exercícios com movimentos repetidos e principalmente estar sozinha num ambiente fechado cheio de pessoas. Então achei melhor procurar uma opção para cuidar da minha saúde, mas ao mesmo tempo me fizesse feliz. Assim comecei como aluna no Xtend Barre, um programa com os mesmos princípios do TOTAL BARRE e do Ballet Fitness. A diferença na verdade está na forma com que a instrutora (ou professora) aplica os exercícios em aula. A minha formação veio da STOTT PILATES, que trás o método do Canadá e  é referência em cursos de formação em pilates no Brasil. 



CI: E como é essa aula de Total Barre?
DV: Começa com um aquecimento aeróbico, passando pelos exercícios na barra até o centro e acaba com um delicioso alongamento e relaxamento. A estrutura é de aula de ballet, com pliés, releves, tendues, tudo isso aplicado junto com os princípios do pilates e com ajuda de acessórios, como pesos, elásticos, bolas, tudo para tornar a aula mais animada. 

CI: E qual é a diferença entre o Total Barre para uma aula de ballet comum?
DV: Sabe o tendue? Imagine ele sendo feito com elásticos segurando suas pernas, fazendo com que você faça 5 vezes mais força do que numa aula comum. Sabe os port de bras? Imagine você tendo que faze-lo com um peso de meio kg em cada mão. Sabe o atittude? Imagine você tendo que sustentá-lo e ao mesmo tempo segurar uma bola entre sua coxa e panturrilha. Então, é mais ou menos isso. Os passos são os mesmos, mas aplicados de outra forma. E para aqueles que não conhecem esses nomes, nem os passos, vão achar que estão apenas fazendo exercícios comuns que se aprendem numa aula de pilates.

CI: Você acha que o Total Barre vai ajudar as pessoas a se interessarem por ballet?
DV: Com certeza! Talvez para aqueles que nunca tiveram aulas de ballet e sentem envergonhados de começar a praticar depois de uma certa idade ou que pensam que ballet é aquela coisa chata e parada, o primeiro contato com o TOTAL BARRE faça com que tenham outra visão sobre as aulas de ballet. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Déborah Veneziani é atriz, bailarina e instrutora de Total Barre. 25 anos, atualmente estuda Artes Dramáticas na ECA/USP. Iniciou seus estudos no ballet aos 4 anos em São José dos Campos, sua cidade natal. Lá estudou também jazz e sapateado e integrou a Cia Cristina Cará, que foi premiada nos maiores festivais de dança do Brasil e do mundo como o YAGP em NYC. Muda-se para São Paulo aos 18 anos para integrar o elenco de "O Rei Leão", produção da Disney e começa a estudar teatro na Escola de atores Wolf Maya. Seus principais trabalhos como bailarina foram o musical "New York, New York" com direção de José posso Neto, turnê com a cantora Wanessa Camargo, integrou a Cia Etno de dança contemporânea, foi professora de jazz para adultos, de ballet e sapateado para crianças e fez duas vivências de um mês de aulas de dança na Steps on Broadway em NYC no ano de 2007 e na Broadway Dance Center em NYC no ano de 2015. Atuou em mais de 10
peças teatrais como atriz, como em "Azul Resplender" ao lado de Eva Wilma, Renato Borghi. 


Texto: Carol Isolani

Nenhum comentário:

Postar um comentário