sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Aquecimento Vocal: O que é e qual a necessidade dele?


Falar de aquecimento vocal é mexer em um assunto extenso e complexo que não poderia ser resumido em apenas algumas linhas, mas devido as dúvidas mais frequentes que tenho ouvido por ai, eu tentarei fazer um breve resumo sobre o caminho que eu considero mais eficaz e adequado.

 Aquecer a voz na verdade é um processo de preparação de um instrumento, nosso corpo.
Quando observamos um atleta, seja ele um jogador de futebol, um nadador olímpico, um ginasta sempre podemos notar que alongar e aquecer faz parte de uma rotina preparatória e antecessora a pratica.
Para nós cantores não poderia ser diferente, temos que preparar nosso corpo para o canto que é, sem duvida, uma atividade física/muscular.
Começamos sempre com o Alongamento do corpo (Braços, pernas, cervical, clavícula, e costas) buscando a eliminação de tensões e correção de postura. Sempre devemos começar a nossa prática alongando nosso corpo, se o corpo está relaxado e sem tensões excessivas o corpo tende a produzir um som relaxada e flexível, caso contrário a produção sonora será rígida e tensa.


Em seguida partimos para o que chamamos de aquecimento ATIVO, que vamos dividir em algumas partes.
A primeira delas é composta dos alongamentos dos músculos internos da laringe  com exercícios que buscam aumentar o fluxo sanguíneo local, estimular o funcionamento das musculaturas e preparar o corpo para a carga que virá a seguir. Exercícios de relaxamento da laringe e fortalecimento dos músculos Cricotireóideos (CT) e Tireoaritenóideos (TA), entre outros, fazem parte desse grupo.
Não buscamos beleza vocal ou construção de timbre nessa fase, estamos apenas condicionando e alongando a musculatura interna.



Podemos seguir nosso aquecimento com falsetes suaves e vibrações de língua e lábios, sempre verticais.

Por ultimo entramos nos famosos Vocalizes (exercícios vocais acompanhados de piano que misturam vogais e consoantes de acordo com seus objetivos), vocalizar bem depende de um corpo já preparado, sem tensões extras e pronto para receber a carga vocal. Cada técnica, escola ou professor tratará o processo de vocalização de uma forma.

Gosto de dividi-los nos seguintes grupos:

- Preliminares: Vibrações de língua e lábios em estruturas simples, seguindo para suaves bocca chiusa’s (exercícios de boca fechada) e consoantes fricativas que permitem o melhor ajuste glótico.

- Articuladores: Buscam encontrar o Posicionamento da Voz, aqui o objetivo é fazer com que a voz seja direcionado a um ponto articulatório alto e frontal. Volume e projeção não são importantes nessa fase. Devem ser feitos sempre no meio da voz, nunca subindo ou descendo demais.

- Vocalizes de Construção das outras habilidades: composto dos demais exercícios que procurem desenvolver e construir a voz como um todo. Vocalizes de legato, flexibilidade, projeção, busca pelo espaço e afins. Neste momento o ideal é ir adaptando as séries de exercícios de acordo com as necessidades de cada aluno, afinal cada individuo é único.

- Vocalizes de Impulso e Extensão: Nessa fase final do trabalho, com o instrumento vocal bem alinhado e condicionado, avançamos para os vocalizes que buscam desenvolver os extremos da tessitura, sempre de forma flexível.

É sempre importante e valido lembrar que não importa a quantidade de vocalizes que um cantor faz por dia, mas sim a qualidade e constância desses exercícios. Deve se buscar a qualidade vocal, saber que cantar é um processo lento que envolve um engajamento e compreensão do corpo como um todo.
Fazer os exercícios com consciência do que se está fazendo é muito importante, sempre pergunte e questione seu professor de qual a utilidade daquele exercício, o porque da escolha daquelas formates e quais correções estão sendo trabalhados naquele momento, assim você vai criando sua própria bagagem técnica e entendo o processo pelo qual você, seu corpo e sua voz estão passando.

Aquecer previne lesões, constrói a técnica e facilita sua aplicação no repertório.

Após a pratica vocal podemos, e devemos desaquecer nossa voz, para não carregar o padrão da voz cantada para nosso dia a dia, mas esse é um assunto que trataremos em breve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário